'Gonçalves Zarco' entrega prémios de mérito a 155 alunos
Cerimónia dos Prémios de Mérito EBSGZarco decorreu esta tarde
A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco assinalou na tarde desta quarta-feira a cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito EBSGZarco, tendo distinguido 155 alunos em diversas categorias — Cooperação, Cidadania, Área (Línguas, Expressões, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias), Académico Global e Superação.
De entre os discentes premiados, 26 receberam um prémio pecuniário, enquanto os restantes 129 foram galardoados com certificados de mérito, símbolos de reconhecimento pelo esforço e pela excelência demonstrados.
A missão de selecionar os vencedores, de entre as 205 candidaturas submetidas, coube ao júri composto pelos docentes Fátima Ribeiro, Mónica Alvarez e Filipe Coelho.
A cerimónia iniciou-se com o coro 'Vozes Zarco', dirigido pela maestrina Maria João Caires, que encantou a plateia, primeiro, com o hino da escola 'Sê o sonho ganhador', e depois com o tema 'Desfolhada', momentos que reforçaram a identidade e o espírito coletivo da comunidade escolar.
"A cantina da escola encheu-se de vida e orgulho, reunindo os alunos distinguidos, as suas famílias, o pessoal docente e não docente, a que se juntou a secretária regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Elsa Fernandes, que uma vez mais respondeu afirmativamente ao convite formulado pelo presidente do Conselho Executivo, professor Ricardo Barcelos. O ambiente era de festa, mas igualmente de profunda gratidão e inspiração", refere uma nota enviada pela escola às redacções.
“Hoje celebramos não apenas resultados, mas sobretudo histórias de esforço, de dedicação e de superação. Os Prémios de Mérito EBSGZarco têm como missão reconhecer e enaltecer os alunos que se destacaram pela cooperação; espírito de entreajuda; relevância social das iniciativas que desenvolveram; excelência académica e coragem em superar dificuldades pessoais ou escolares", disse o responsável pelo estabelecimento de ensino, sublinhando que cada aluno "é muito mais do que uma nota ou uma classificação".
Ricardo Barcelos referiu que o valor humano que a escola procura cultivar: “respeito, resiliência e solidariedade.”
De entre os cerca de 1.200 estudantes no ano letivo 2024/2025, “os 155 discentes distinguidos são a prova de que o talento floresce quando aliado ao esforço e ao apoio das famílias e dos professores”, reforçou o responsável.
“Reconhecimento – por tudo o que fizeram e conquistaram; Elogio – porque, de entre tantos alunos, foram os que mais se destacaram; e Incentivo – para que continuem a acreditar em si próprios e a trilhar o vosso próprio caminho de sucesso", concluiu Ricardo Barcelos.
Já Elsa Fernandes enalteceu o percurso dos jovens. "“Muitos parabéns, não apenas pelas notas, mas pelo vosso percurso. Fico muito feliz por ver que esta escola premeia a cooperação, a cidadania e a superação, porque não se consegue avaliar aquilo que não se ensina e não se trabalha”, continuou a governante.
“Parabéns pelo trabalho de todos professores e agentes educativos. Uma palavra de apreço aos encarregados de educação, por terem confiado no sistema educativo, em especial nesta escola, e confiar na escola, no trabalho desta escola, deste conselho executivo, destes professores e funcionários os vossos filhos. Entregar e confiar os filhos a um conjunto de pessoas é um acto de coragem, porque os filhos são o que temos de mais precioso. Entregar e confiar num conjunto de pessoas é um ato de coragem”, reforçou a responsável.
“Esta escola tem feito um excelente trabalho de inovação, de projectos educativos, para ir ao encontro da necessidade de cada um de vós. Uma palavra de agradecimento e apreço aos professores pelo trabalho que têm feito, porque o percurso dos alunos foi acompanhado por excelentes professores”, terminou.