Câmara Municipal do Porto Santo comemora Dia Nacional do Pijama
A Câmara Municipal do Porto Santo, através da Biblioteca Municipal, inscreveu-se pelo 5.º ano consecutivo no Dia Nacional do Pijama, assinalado a 20 de Novembro, por altura da celebração do Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança (assinada pela ONU, em 1989), sendo uma actividade contemplada no Plano Educativo do Município, e conta com a parceria da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Porto Santo e colaboração da Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo.
"No concelho do Porto Santo estão inscritas na Missão Pijama 2025, a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, a Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato e a Biblioteca Municipal do Porto Santo", indica nota à imprensa.
A Missão Pijama é uma iniciativa da Associação Mundos de Vida, apadrinhada pelo Jorge Gabriel, Sónia Araújo, Ágata e Cifrão. Conta também com a parceria da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo, divertido e solidário, em que crianças ajudam outras crianças, e visa promover os valores da amizade e da partilha.
Neste grande dia, a 20 de Novembro, as crianças vestem simbolicamente o pijama para se associarem à causa - "Uma criança tem direito a crescer numa família", e para lembrar o país que cada criança deve poder viver num ambiente familiar de felicidade, amor e compreensão.
O direito a crescer numa família é um direito primordial de todas as crianças. A família é o pilar principal da sociedade, responsável por cuidar, proteger, amar, educar, assegurar as necessidades básicas e ensinar valores, promovendo o bem-estar geral das crianças.
Este evento tem o sonho de criar um país melhor para a nossa infância. Em Portugal, mais de 6000 crianças vivem separadas dos pais, em instituições.
'Momentos pijama' são 'momentos família', pelo carinho, pela história que se conta à noite, pelo aconchego e pela ternura.
"Esta é uma iniciativa para Creches, Jardins de Infância e Escolas de 1.º ciclo. Todas as salas que se inscreveram recebem por correio um Kit Educativo, com materiais para apoiar a realização da iniciativa, que inclui a oferta de um novo e original livro infantil ilustrado, este ano com o título 'A menina de cristal', o décimo terceiro livro da colecção Dia Nacional do Pijama", adianta.
Tendo em conta que nas escolas, nos dias que antecedem esta comemoração, é trabalhada a história do Dia Nacional do Pijama, a Câmara Municipal decidiu oferecer às crianças uma história/espetáculo diferente e convidou a escritora Natália Bonito, que irá apresentar o livro intitulado 'ONDE ESTÁ O MEU BOTÃO?', cujo tema central foi alargado à celebração deste efeméride, e terá lugar no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, no dia 20 de novembro, às 15:00 horas.
Importa referir que, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) do Porto Santo foi criada a 3 de julho de 1995 e este ano comemora os seus 30 anos. É uma entidade que, como o próprio nome indica, é responsável pela proteção das crianças e jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade e de perigo deste concelho.
Ao longo dos últimos anos tem assinalado o Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança e outras efemérides alusivas à protecção das crianças, realizando diversas ações de sensibilização nos diferentes ciclos de ensino, reforçando a ideia de que todas as crianças têm Direitos e que é um dever da Comissão zelar pelo seu cumprimento.
Para finalizar a comemoração, alguns alunos da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato e da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco, orientados pelos professores de Educação Física, irão realizar a coreografia da dança-canção do Dia Nacional do Pijama 2025, intitulada 'Não te serve este abraço?', (música original de Ricardo Landum; adaptação da Letra – Mundos de Vida; cantora – Ágata e coreografia de Vitor Fonseca, mais conhecido por 'Cifrão').