DNOTICIAS.PT
Madeira

Miguel Albuquerque confiante no próximo quadro comunitário de apoio favorável à Madeira

O presidente do Governo Regional destaca o trabalho feito nas duas últimas semanas para reverter a nacionalização dos fundos europeus

None
Foto ML

Um dia depois de ter chegado de Bruxelas, onde participou no Fórum de Alto Nível das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia (RUP), Miguel Albuquerque mostra-se confiante no passo atrás que será dado pela Comissão Europeia no que toca aos fundos comunitários para as RUP, de modo que não se coloque em causa o princípio da subsidiariedade, nem se violem normas dos tratados comunitários.

À margem de uma visita à Fazenda Sá, em São Martinho, o presidente do Governo Regional destacou que "neste momento há uma tendência, depois das reuniões que tivemos, de se alterar a proposta inicial da Comissão, que é desastrosa, e manter o estatuto RUP", prevendo uma "uma alteração substancial" que conduzirá à inversão da ideia inicialmente defendidas pela Comissão.

A participação das Regiões na discussão dos fundos comunitários é algo em que Miguel Albuquerque acredita, evitando, assim, a centralização das verbas vindas da Europa. "Mantendo o estatuto RUP, não tenho dúvidas de que vamos alcançar um bom quadro comunitário de apoio", frisou, aos jornalistas.

O processo ainda está numa fase inicial, notando, por isso, ser "fundamental uma boa intervenção dos Estados nacionais", algo que já foi feito pela França. O primeiro-ministro português deve, em breve, enviar uma carta à Comissão Europeia a defender as RUP. Só a partir de Março deverá ser apresentada uma nova proposta para o próximo quadro comunitário. Antes disso, o vice-presidente da Comissão Europeia deve visitar a Madeira.

Recordando algumas das palavras que ontem deixou em Bruxelas, sobre o papel das RUP no contributo para a supremacia da União Europeia, o chefe do Executivo madeirense diz acreditar no recuo das instâncias europeias.