DNOTICIAS.PT
Madeira

Jovem madeirense garante a única vaga disponível em cardiologia na Região

None
Foto DR

O processo de selecção da área de especialização e da instituição de formação para os candidatos ao internato médico de 2025 começou hoje e decorre até 29 de Novembro, de acordo com o comunicado enviado à redacções.

Na Região Autónoma da Madeira, as candidaturas realizam-se nas instalações do Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM (IASAÚDE), responsável pelo acompanhamento dos procedimentos relacionados com os concursos do internato médico, prevendo-se a participação de 53 candidatos.

Durante o período de seleção, os médicos escolhem, por ordem da sua posição na lista nacional, a especialidade e o local onde pretendem realizar a formação especializada, que tem início previsto para Janeiro de 2026. O processo decorre com consulta em tempo real do número de vagas disponíveis, através do mapa disponibilizado pela Administração Central do Sistema de Saúde.

Podem candidatar-se à formação especializada os médicos que concluíram a formação geral, bem como aqueles que já realizaram formação numa área de especialização e que pretendem mudar de especialidade ou de local de formação.

Lê-se, ainda, que a única vaga disponível na Região na área de Cardiologia foi garantida por Maria Leonor Nascimento, natural do Funchal, que seleccionou o SESARAM como entidade formadora. A jovem afirmou ter alcançado a sua primeira opção e referiu que "a escolha se deve ao facto de permanecer na sua área de residência e às condições oferecidas pelo serviço de cardiologia."

O IASAÚDE continua a garantir o acompanhamento de todo o processo, assegurando o apoio necessário aos candidatos durante este momento determinante para o futuro profissional destes jovens médicos Presidente do IASAÚDE

Para 2026, a Região Autónoma da Madeira dispõe de 40 vagas distribuídas por 24 especialidades, entre as quais 10 em Medicina Geral e Familiar e uma em Saúde Pública, registando-se ainda, pela primeira vez, a abertura de uma vaga para Medicina de Urgência e Emergência.