Praia Formosa
Praia Formosa, antes e depois da intervenção humana PSD.
Em tempos uma praia segura, depois da colocação do “Pontão” a ligar terra ao Ilhéu tudo mudou, para pior.
A praia , após a construção do “Pontão” fez que , a outrora praia segura passasse a ser perigosa e não Formosa, com a a acumulação em excesso de inertes a poente do Ilhéu e com défice a nascente do mesmo. A Poente, passou a se formar levadias e agueiros que já provocaram mortes por afogamento, destruição dos restaurantes e da promenade, chegou a arrancar placas de betão de varias toneladas.
A Nascente, a falta dos inertes que vinham por detrás do ilhéu ja provocaram a queda dos muros da promenade, os muros da antiga Shell, que eram muros espessos, pesados e muito bem construídos. Pior, são os hotéis e apartamentos que ali existem, os residentes temem pela sua segurança, pois em dias de ondulação forte até estremecem e as noites de tranquilidade passam a noites infernais. É sabido, que na altura que foi construído o “Pontão” não foi feito algum estudo de impacto Ambiental, agora que está bem visível, será preciso algum quando as evidencias estão à vista!?
O “fenómeno” que ali se passa é exactamente o que se passa na praia do Porto Santo, que devido à construção do Porto de abrigo encontrasse também com défice de areia, ficando a mesma acumulada atrás do porto de abrigo, onde até já tem uma das melhores praias do porto Santo.
Precisam-se de intervenções urgentes.
Miguel Sá