DNOTICIAS.PT
Desporto

Portugal arranca preparação com lista final praticamente definida

None

O selecionador Roberto Martínez elaborou uma extensa lista de 32 jogadores para o arranque da preparação para a fase final do Euro2024 de futebol, mas a convocatória final de 20 de maio parece estar praticamente fechada, salvo lesões.

Para os particulares com Suécia e Eslovénia, o técnico espanhol alargou a convocatória para um número bem elevado -- já teve de deixar 'cair' os lesionados Raphaël Guerreiro e Francisco Trincão, chamando Dany Mota -, mas dificilmente as ideias de Martínez serão alteradas.

Além de Mota, também Francisco Conceição e Jota Silva vão ter oportunidade de se mostrar pela primeira vez ao selecionador nacional, enquanto Diogo Leite, Nelson Semedo, Matheus Nunes e Bruma ainda terão alguma esperança de poder marcar presença no torneio que vai decorrer durante o verão na Alemanha.

Criticado durante a qualificação, totalmente vitoriosa, por cedo ter construído um 'núcleo duro' e, depois, por ter chamado João Cancelo e João Félix após estes estarem quase há três meses sem competição, Martínez abriu as portas da seleção agora em março, mas este estágio promete ter pouco efeito nas escolhas finais para o Euro2024.

Para já, as 24 seleções finalistas terão de escolher um máximo de 23 jogadores para a convocatória final, mas esse número poderá aumentar já em abril, com a UEFA a avaliar possíveis 25 ou até 26.

Na baliza, Diogo Costa, publicamente nomeado por Roberto Martínez como dono da baliza lusa, Rui Patrício, recordista de internacionalizações neste setor, e José Sá são claramente as escolhas do treinador espanhol.

Na defesa, António Silva, Danilo, Gonçalo Inácio, Pepe, Rúben Dias e Toti Gomes também têm tudo para começar a fazer a mala para a Alemanha, embora, caso a UEFA mantenha os 23, Toti Gomes possa ter uma desilusão ou até Pepe, que, aos 41 anos, falhou praticamente todo o apuramento por causa de limitações físicas.

Nas alas, João Cancelo, Diogo Dalot, Nuno Mendes e Raphaël Guerreiro também parecem ter lutar certo, com Nelson Semedo a poder aparecer caso Mendes ou Guerreiro continuem com os recorrentes problemas físicos.

Bruno Fernandes, João Palhinha, João Neves, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e Bernardo Silva são nomes inquestionáveis no meio campo de Martínez, com Matheus Nunes na calha caso haja alguma baixa de última hora.

Na frente, Cristiano Ronaldo, João Félix, Rafael Leão e Diogo Jota só vão falhar o Euro2024 caso aconteça algo inesperado, com Gonçalo Ramos e Ricardo Horta também praticamente garantidos, embora a manutenção dos 23 convocados possa complicar as contas.

A seleção nacional recebe a Suécia, que falhou o apuramento, na quinta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e cinco dias depois, em 26 de março, vai a Liubliana jogar com os eslovenos, que vão estar no Euro2024.

Portugal terá ainda outros três encontros de preparação antes da participação no Campeonato da Europa deste ano, todos em solo luso, com Finlândia, no Estádio José Alvalade, Croácia, no Estádio Nacional, e República da Irlanda, em Aveiro, em 04, 08 e 11 de junho, respetivamente.

A equipa das 'quinas' está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão), que será conhecido este mês.

A estreia no Europeu está marcada para 18 de junho, com os checos, em Leipzig, seguindo-se os duelos com os turcos, em 22 de junho, em Dortmund, e com o adversário a sair do play-off, em 26 de junho, em Gelsenkirchen.

O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.