DNOTICIAS.PT
Desporto

Angola faz história na CAN2023

FOTO DR
FOTO DR

Angolanos venceram por 3-0 a Namíbia e estão nos quartos de final

A seleção angolana de futebol, sob comando do treinador português Pedro Gonçalves, goleou hoje a Namíbia, por 3-0, e qualificou-se para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2023), que decorre na Costa do Marfim.

Com esta vitória, os angolanos, que marcaram os dois primeiros golos por intermédio do ex-Sporting e Rio Ave Gelson Dala, aos 38 e 42, além de voltarem a fazer história na competição africana, reconfirmaram a superioridade sobre os namibianos, a quem venceram pela oitava vez na história, contra zero vitórias dos hoje derrotados.

Apesar de jogar reduzida a 10 a partir dos 17 minutos, devido à expulsão do guarda-redes Neblú, após efetuar corte com as mãos fora da área, durante um contra-ataque perigoso dos namibianos, Angola não se deixou inibir ante a superioridade numérica da seleção adversária, que, aos 40 minutos, também viu o defesa central Lubeni Haukongo ser expulso por jogo perigoso.

Depois dos dois primeiros golos, os angolanos passaram a dominar o jogo, desfazendo-se o equilíbrio antes existente, e demonstraram enorme capacidade de contenção de bola, passes certeiros e contra-ataques.

Na segunda parte, os namibianos entraram muito ofensivos, em busca da recuperação do resultado, com sucessivos contra-ataques e remates à baliza angolana, tentativas frustradas, face ao terceiro golo dos angolanos, contra a corrente de jogo, por intermédio de Mabululu, aos 66 minutos.

Nos minutos restantes, Angola, que se tornou na primeira seleção a garantir o apuramento para os 'quartos', limitou-se a fazer circulação de bola, em meio a uma defesa compacta, até ao apito final do árbitro do encontro.

Nos quartos de final, Angola vai defrontar, em Abidjan, o vencedor do jogo desta noite entre a Nigéria e os Camarões, duas das melhores seleções do continente africano, mas que nesta competição não têm demonstrado estar em bons momentos de forma, principalmente os camaroneses.