DNOTICIAS.PT
Desporto

Madeirense Jéssica Rodrigues conquista primeiro diploma olímpico português em Jogos de Inverno

Francisca Henriques e Martim Vieira são os outros dois patinadores madeirenses a representar Portugal na na Coreia do Sul

None

A atleta Jéssica Rodrigues, do CDR Prazeres, protagonizou um momento histórico para a Equipa de Portugal, no último dia Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Gangwon 2024, a Coreia do Sul, ao conquistar, esta sexta-feira, o 6.º lugar na final da prova de 'mass start' em Patinagem de Velocidade no gelo. A jovem patinadora de 17 anos venceu um dos 'sprints' da final e somou três pontos, para confirmar a 6.ª posição e o primeiro diploma olímpico alguma vez ganho por um atleta português em Jogos de Inverno.

“Eu estava muito nervosa para esta prova, pois é uma prova de que gosto muito e sinto-me bem a fazê-la, e porque tinha algumas expectativas. Na meia-final apurei-me com a 2.ª posição e na final consegui obter o 6.° lugar e sinto-me muito realizada por este resultado!”, disse Jéssica Rodrigues após a competição, citada pelo Comité Olímpico de Portugal.

O chefe da Missão de Portugal, Pedro Flávio, sublinhou o "carácter histórico" que este resultado tem. "O 6.º lugar da Jéssica na final da prova de Mass Start nestes Jogos Olímpicos da Juventude é um resultado histórico para a Patinagem de Velocidade no Gelo nacional e para os Desportos de Inverno em Portugal".

"É também um sinal forte, de que todo o investimento que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal tem vindo a realizar nas suas modalidades está a começar a trazer resultados de excelência", salientou.

Por outro lado, considerou que "este sucesso desportivo é fruto do esforço dos atletas e também do empenho dos treinadores e dirigentes envolvidos nas nossas modalidades".

"Estou bastante satisfeito com os resultados que conseguimos alcançar nas duas modalidades durante estes Jogos Olímpicos da Juventude Gangwon 2024. Um agradecimento ao Comité Olímpico de Portugal pela continua aposta nos Desportos de Inverno!", concluiu Pedro Flávio.

Na meia-final, a patinadora portuguesa conseguiu a qualificação para a corrida decisiva ao ser 2.ª, com 20 pontos, apenas superada por Angel Daleman, dos Países Baixos, que viria a ser a medalha de ouro, enquanto a prata foi para a sua compatriota Jasmijn Veenhuis e o bronze foi para a chinesa Yunqi Liu.

Em evidência esteve também a madeirense Francisca Henriques, que foi 10.ª classificada na segunda meia-final, com o tempo de 6.26,04. Não conseguiu chegar à final, sendo-lhe atribuído o 26.º lugar final, em 33 participantes.

Na competição masculina, Manuel Piteira e Martim Vieira (também da Madeira) classificaram-se, respectivamente, na 21.ª e na 28.ª posição (em 31 concorrentes), ficando fora da final. Manuel Piteira foi o 11.º na primeira meia-final e Martim Vieira 12.º na segunda-meia-final. O ouro foi para o alemão Finn Sonnekalb, a prata para o chinês Baoshuo Pan e o bronze para o norueguês Eirik Andersen.

Portugal fechou hoje a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon2024, na Coreia do Sul, que decorrem até 02 de fevereiro, tendo estado representado por seis atletas.