Madeira

Ponta do Sol investe 77 mil euros em viatura para pessoas com mobilidade reduzida

None

A Câmara Municipal da Ponta do Sol adquiriu uma viatura de transporte de passageiros (9 lugares), adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, um investimento na ordem dos 77 mil euros, com o apoio de fundos europeus através do PRODERAM 2020.

A recepção do veículo ocorreu esta quinta-feira, 7 de Setembro, no Jardim Municipal da Ponta do Sol e contou com uma demonstração das funções da viatura na presença do executivo camarário e dos representantes da ADRAMA e do PRODERAM 2020.

No momento, a presidente da autarquia, Célia Pessegueiro, sublinhou que a viatura "vem dar resposta a uma necessidade do município" para transporte de pessoas em cadeira de rodas.

"Até ao dia de hoje o município ia adaptando o transporte de pessoas com mobilidade reduzida, dentro dos meios de transporte que dispunha. A aquisição desta viatura é o virar de uma página muito importante no apoio à mobilidade reduzida no concelho da Ponta do Sol, onde fica assegurado o conforto e o bem-estar dos munícipes que utilizam cadeira de rodas”, reforçou a autarca.

Para além do serviço escolar, a viatura será utilizada para o transporte da população jovem e/ou idosa para iniciativas de actividade física, lúdica e culturais dentro e fora do concelho.

O veículo com uma lotação de 9 lugares conta com um sistema de fixação para duas cadeiras de rodas, uma plataforma elevatória eléctrica e um degrau lateral eléctrico automatizado. Quando não há transporte de passageiros com cadeira de rodas, a viatura mantém a ocupação máxima de 9 lugares.

Célia Pessegueiro assegurou que o objectivo de "continuar a renovar a frota do município, com vista à melhoria do serviço prestado à população em todas as áreas que são da nossa competência".

"O bem-estar dos nossos munícipes está em primeiro lugar e todos os investimentos efetuados nesse sentido são fundamentais”, conclui.