DNOTICIAS.PT
Madeira

"Sucesso das Forças Armadas é determinante para a manutenção da nossa defesa", disse Ireneu Barreto

None

O representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, recebeu na tarde desta terça-feira, a Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República, que se encontra na Madeira para uma visita de dois dias. Na ocasião, realçou o papel das Forças Armas na "manutenção da nossa defesa e identidade nacional e para a afirmação de Portugal no exterior". 

As nossas Forças Armadas têm neste território uma importância particular e acrescida, prestando um inestimável e reconhecido serviço às populações. Ireneu Barreto.

Afirma que as Forças Armas, tanto na Região como em todo o espaço nacional, têm cumprido o seu papel de garantir a "soberania do território nacional, por terra, ar e mar", assim como no auxílio perante catástrofes naturais, como é o caso do 20 de Fevereiro de 2010, o acolhimento de famílias no RG3, os incêndio de 2016 e, mais recentemente, durante a pandemia. "Pelo cumprimento exemplar das suas funções, tornaram-se credoras, junto da nossa população, de enorme confiança, apreço e gratidão, aumentados e reforçados ao longo dos anos", disse.

Por outro lado, os madeirenses e porto-santenses têm retribuído. Orgulhamo-nos do papel brilhante que muitos militares preparados na Região Autónoma, essencialmente madeirenses, desempenharam em países longínquos, em operações internacionais de paz e segurança, como no Afeganistão, Iraque e, actualmente, na Roménia. Como nos orgulhávamos pelo facto de que, contrariamente ao que vem acontecendo a nível nacional, aqui serem cumpridos e excedidos os objetivos de recrutamento de novos militares. Ireneu Barreto.

O representante da República abordou ainda que, contrariamente "ao que vem acontecendo a nível nacional", na Região são "cumpridos e excedidos os objectivos de recrutamento de novos militares". "Mas, mesmo na Madeira, isto se alterou, acompanhando a tendência nacional para uma grande erosão de novos recrutas", disse afirmando quee sta é uma situação "que preocupada a todos".

E cuja solução, é minha firme convicção, terá sempre de passar pela valorização da carreira militar, quer a nível remuneratório, quer, principalmente, pela instituição de um horizonte de maior estabilidade, que permita a todos os jovens com vocação militar escolher a sua carreira sem receio do futuro.  Ireneu Barreto.

"Não desejaria chegar a uma solução de recurso: aceitar que a nossa soberania e os valores e interesses nacionais sejam defendidos por cidadãos estrangeiros, o que, confesso, me suscita, na qualidade de antigo combatente e membro do Conselho Superior de Defesa Nacional, muitas dúvidas, reservas não atenuadas por uma eventual e apressada concessão de nacionalidade", referiu.

Numa Região insular, ultraperiférica e distante do Mundo, sobretudo em momentos de crise, a presença das Forças Armadas e a dimensão dos seus recursos, humanos e materiais, sobreleva de importância. Ireneu Barreto.

A concluir, Ireneu Barreto deixou uma reflexão: "Os recursos que forem disponibilizados ao Exército, à Marinha e à Força Aérea para aqui servirem terão sempre uma enorme importância para esta Região Autónoma e um papel fundamental para Portugal, no reforço da coesão nacional e na defesa da nossa soberania".

Neste encontro estiveram presentes duas deputada eleitas pelo círculo da Madeira: Marta Freitas e Sara Madruga da Costa.