DNOTICIAS.PT
Mundo

Arqueólogo palestiniano descobre quatro túmulos com 2.000 anos em Gaza

None
Foto Twitter

Quatro túmulos romanos com 2.000 anos foram descobertos no norte da Faixa de Gaza, disse hoje um arqueólogo palestiniano à France Presse (AFP), o que permitiu reconstruir o primeiro cemitério romano completo neste território palestiniano.

"Com a descoberta destes quatro túmulos, o número total de túmulos deste cemitério romano, datado do período entre o século I Antes de Cristo e o Sécuylo II Depois de Cristo, ascende agora a 134", afirmou Fadel al-Otol, lamentando a falta de financiamento para prosseguir os trabalhos.

Segundo al-Otol, esta é "a primeira necrópole romana completa" descoberta em Gaza, em que também foram também descobertos "fragmentos de cerâmica e peças de metal utilizadas nos rituais funerários".

O cemitério contém túmulos em forma de pirâmide. 

No interior, uma equipa de técnicos, sob a direção de al-Otol, efetua operações de restauro com ferramentas rudimentares.

"Dois caixões de chumbo, um decorado com cachos de uvas e o outro com golfinhos a nadar na água, foram recentemente descobertos no local", salientou o arqueólogo palestiniano.

O financiamento dos trabalhos de escavação e restauro provém do Fundo para a Proteção da Cultura do British Council.

A Faixa de Gaza, um território pequeno e empobrecido, faz fronteira com Israel e Egito e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. 

Controlada pelo movimento islamista palestiniano Hamas, está sob bloqueio israelita há mais de 15 anos.