5 Sentidos

Funchal acolhe residência artística de repentismo de 4 a 11 de Setembro

None

O Município Funchal, em parceria com a Associação de Folclore e Etnografia da RAM (AFERAM) e a Associação Musical e Cultural Xarabanda, vai acolher uma residência artística de repentismo (canto tradicional improvisado) que irá decorrer de 4 a 11 de Setembro. A iniciativa apela ao público interessado a "dar continuidade às práticas tradicionais".

"O Município Funchal que 'aos olhos' de toda a região, país, Europa e até mesmo mundial é visto como um local que tem ao longo dos anos preservado a sua identidade cultural, deve continuar a promover estas práticas, não só aos que ao longo de muitos anos as abraçaram com gosto e carinho, mas sim, também, fazer passar todo esse conhecimento às novas gerações que distraídas com um elevado número de ofertas de diversão acabam por valorizar pouco as práticas tradicionais", salienta a organização em comunicado de imprensa.

Na prática, esta residência artística tem como propósito, "ajudar a criar rima e desenvolver a sua criatividade na área do improviso poético musical (cantado), com espaço e tempo para que se explorem estas técnicas, com base em repertório tradicional escolhido para o efeito".

Por outro lado, assume-se como "um espaço onde os géneros tradicionais – Bailinho (Retirada, Saltinho ou Calcinha), Charamba, Mourisca (com refrão e sem refrão), Baile da Meia-Volta, Baile do Ladrão, Meia-Noite, assim como alguns dos instrumentos associados, tais como o Machete/Braguinha, o Rajão e a Viola de Arame – sejam experimentados e vivenciados pelos participantes".

A residência conta com fases de trabalho em pequeno grupo, onde se desenvolvem ferramentas básicas e específicas de cada género de improviso textual e outros onde se desenvolve a prática/interpretação do instrumento, nomeadamente os ritmos e melodias mais características de cada género. Serão criados dois grupos: um de canto improvisado e outro de acompanhamento instrumental, sob a orientação do formador Roberto Moniz.

A ideia passa ainda por "motivar professores, formadores, educadores e demais profissionais da área da educação e das artes, a improvisar e estarem minimamente preparados para desenvolver a prática do repentismo com os seus educandos nas mais variadas faixas etárias".

A residência culminará numa apresentação pública do repertório preparado, a realizar-se a 10 ou 11 de Setembro, às 18 horas, em local ainda a divulgar.