Madeira

SESARAM assina acordo com Sindicatos dos Médicos

None

No mesmo dia em que o secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, estabeleceu um acordo com os sindicatos dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, o governante também assinou um compromisso com os sindicatos do Médicos.

Acompanhado pelos dirigentes do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, SESARAM, EPERAM, a reunião decorrou nas instalações desta Secretaria Regional, com o objetivo de "assinar uma acta de entendimento para o pagamento faseado dos acréscimos remuneratórios aos médicos", constantes do Decreto Legislativo Regional n.º 23/23/M, de 28 de Junho.

Segundo a nota de imprensa da secretaria regional, "os termos propostos para o pagamento faseado a ocorrer em Setembro de 2023 (25%), em Março de 2024 (25%), em Setembro de 2024 (25%) e em Março de 2025 (25%), foram aceites por unanimidade pelos dois sindicatos: Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS)".

O Decreto Legislativo Regional n.º 23/23/M, de 28 de Junho estabelece, entre outras, regras excepcionais de atribuição de quatro pontos por cada um dos biénios de 2019/2020 e 2021/2022, em reconhecimento do esforço, dedicação e abnegação dos trabalhadores durante a pandemia covid-19, e cria regras específicas para a progressão na carreira destes profissionais. Ainda em relação à carreira médica, o referido diploma estabelece também regras de atribuição, reconhecimento e notificação de pontos para suprimento da ausência de avaliação desde 2012 ao ano de 2018.