Madeira

‘HBG’ optou por concentrar início/fim das aulas num só horário

Escola passa a funcionar das 08h15 às 18h30

None
Foto Miguel Espada/Aspress

Neste que é o último dia para o início do ano escolar 2023/24, arrancaram as aulas na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, a maior escola da Região.

Este ano a ‘HBG’ acolhe 1.303 alunos repartidos por 58 turmas do 5º ano ao 9º ano, 210 professores, e 79 funcionários (64 auxiliares e 15 trabalhadores subsidiados) que ajudam ao funcionamento da escola.

Novidade este ano lectivo foi o regresso ao horário de entrada/saída concentrado dos 2º e 3º Ciclos. Ao contrário dos últimos anos, em que o 2º e 3º Ciclos tinham horário de entrada/saída desfasados, medida que ajudava a ‘aliviar’ a concentração de trânsito nas horas de entrada e de saída junto da escola localizada ao lado do Hospital Central do Funchal e junto do principal acesso à cidade, este ano a direcção da escola decidiu retomar o modelo antigo, mas com algumas precauções para mitigar constrangimentos na circulação.

O reagrupamento dos turnos era reclamado pelos professores, revela Carlos Mendonça, presidente do Conselho Executivo. O responsável pela escola reconhece prós e contras em qualquer dos figurinos, mas esclarece a principal razão a pesar na decisão de voltar a concentrar turnos dos dois ciclos de ensino. “Uma das desvantagens dos horários desfasados era os intervalos, porque quando um turno estava no recreio o outro turno estava em aulas, e por maior cuidado que houvesse para evitar ruídos, tal implicava sempre algum barulho e isso perturbava quem estava em aulas. Por isso decidimos uniformizar os turnos, mas fizemos um ajuste. Reunimos com a Câmara [do Funchal], porque temos consciência da nossa localização, e como solução para minimizar a questão do trânsito, puxamos o início [das aulas] para as 08h15 para libertar todo o acesso à cidade e ao hospital, que inicia a actividade às 08h00. Assim, entre as 08h15 e as 18h30 concentramos o período diário de aulas, que esperamos resulte e funcione bem”, desejou Carlos Mendonça.

Apesar do trânsito intenso registado esta manhã junto à escola, o que é normal, sobretudo em período de aulas, não houve grandes constrangimentos no período que antecedeu o arranque das aulas.