Madeira

Uveira-da-Serra é uma das apostas do Funchal para reflorestar o Parque Ecológico

None

A Câmara Municipal do Funchal tem vindo a promover a reflorestação do Parque Ecológico do Funchal (PECOF) com espécies endémicas, de que é exemplo a uveira-da-serra.

Este é um arbusto endémico da Madeira que ocorre preferencialmente em zonas de altitude e que claramente tem beneficiado dos trabalhos de conservação realizados, nomeadamente no controlo de invasoras, conforme revelou, hoje, a vereadora do Ambiente, Nádia Coelho, à margem de uma iniciativa de sensibilização ambiental que consistiu na recolha de bagas da uveira-da-serra, assim como na produção de compotas.

Na ocasião, a autarca anunciou estar em curso dois projectos financiados pelo PRODERAM, num valor total superior a 985 mil euros, e que tem permitido a regeneração natural desta espécie nestas áreas.

Além da regeneração natural temos já previsto durante a próxima época de plantação introduzir 2.100 indivíduos desta espécie nas zonas altas do PECOF. Nádia Coelho, vereadora de Ambiente da CMF

No que diz respeito à actividade que teve lugar, hoje, no Parque Ecológico, nomeadamente a recolha de bagas da uveira-da-serra, e que contou com a participação de um grupo de 24 elementos do Centro Paroquial de Santo António, a mesma foi realizada em dois momentos, sempre com o lema da educação e da sensibilização ambiental presente, nomeadamente os alertas para a importância da preservação da biodiversidade e dos recursos naturais do concelho do Funchal, considerando que hoje se celebra também o Ecology Day.

Houve assim espaço para a recolha da baga, bem como para a produção das próprias compotas. Este é um processo moroso porque implica a recolha, a limpeza das próprias bagas e o tempo que leva até termos o próprio doce. No entanto não deixa de ser um dia aproveitado para socializar e conhecer coisas novas, algo que acho que foi bem aproveitado hoje aqui por este grupo de participantes Nádia Coelho, vereadora de Ambiente da CMF