Madeira

Travessa do Sá no Jardim da Serra alargada

Intervenção, da responsabilidade da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, vai possibilitar acesso automóvel a mais de 20 habitações

None

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos avançou com a intervenção de extensão da Travessa do Sá, na freguesia do Jardim da Serra, um investimento municipal na ordem dos 245 mil, que vai possibilitar acesso automóvel a mais de 20 habitações.

O presidente da autarquia (interino), Leonel Silva, acompanhou o arranque dos trabalhos, um momento para ressalvar a importância das obras de proximidade para a melhoria da qualidade de vida das populações: “A ligação da via-expresso ao Jardim da Serra veio revolucionar a mobilidade da freguesia e do concelho, porém, as intervenções locais, como é o caso do alargamento da Travessa do Sá, contribuem, também, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem neste tipo de acessos. Não só pela possibilidade de chegarem de carro a casa, mas também por poderem ser socorridas mais rapidamente por uma ambulância em caso de doença, pelo facto de poderem ligar as suas habitações à rede de saneamento básico e até pela própria valorização dos seus imóveis.”

O autarca agradeceu a colaboração da população local, dado que “a maior parte dos proprietários dos terrenos necessários a este tipo de intervenções compreende que beneficiam com a cedência de parcelas, o que tem permitido à autarquia realizar várias intervenções do género”.

O alargamento do arruamento irá possibilitar a circulação automóvel naquela zona, garantindo as boas condições necessárias e adequadas para servir o aglomerado habitacional existente ao dos 330 metros do traçado. A empreitada consiste no alargamento de um troço existente, que após construção terá uma largura de 3m acrescido de valeta de drenagem de águas pluviais de 0,4m.

Serão ainda realizados os trabalhos necessários à beneficiação da rede de abastecimento existente e ainda a execução de uma rede de saneamento de águas residuais a executar ao longo de todo o troço. A intervenção comtempla ainda a construção de muros de suporte e sobranceiros ao arruamento, a reposição/execução da rede de rega dos terrenos agrícolas existentes e a reposição dos acessos às habitações que forem afetados pela passagem da via.

O prazo de execução da obra é de 270 dias, com previsão de conclusão em Maio de 2024.