5 Sentidos

Fresh Contemps – Artes Visuais 2023 para “ver com calma” na Torre do Capitão

Albuquerque marcou presença na abertura da exposição de seis jovens artistas

None

Acompanhado do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou esta terça-feira a Fresh Contemps – Artes Visuais 2023, que decorre na Torre do Capitão, em Santo Amaro.

Criada em 2022, a partir de uma parceria entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e o artista visual Rodrigo Costa, ‘Fresh Contemps’ pretendia tornar-se numa marca regional que apoia jovens artistas das mais diversas áreas criativas (Artes Visuais, Música, Escrita, Multimédia, Teatro, etc.), através de eventos que convidam à produção de novos trabalhos e actividades públicas sob um tema previamente escolhido.

A Fresh Contemps – Artes Visuais 2023, de novo sob a curadoria e produção de Rodrigo Costa, dá palco a um grupo de seis jovens artistas, dos 19 aos 23 anos, Helena Faria, Inês Rodrigues, Miguel Abreu, Natureza, Thomaz Moreira e Vanessa Câmara, que voltam a ocupar, em regime de residência artística, o Núcleo Histórico de Santo Amaro – Torre do Capitão.

Os artistas ocuparam o Núcleo Histórico de Santo Amaro – Torre do Capitão entre 31 de Julho e 2 de Setembro, para produzir um conjunto de peças que tomam como ponto de partida (mas não de chegada) a vida e a obra da artista madeirense Lourdes Castro.

Os resultados destas explorações revelam-se agora numa exposição pública, patente até ao dia 6 de Outubro na sala de exposições do Núcleo Histórico de Santo Amaro.

Rodrigo Costa convida a população em geral a visitar a exposição “com calma” para ser aproveitada como deve ser. “É uma exposição de observação, para ver com calma e não para vir apressado a olhar para tudo e sair”, sublinhou o curador e produtor da Fresh Contemps – Artes Visuais 2023.