A importância do campismo

O campismo do lazer é uma atividade muito antiga. Surgiu o primeiro acampamento educativo, por volta de 1860, em Inglaterra.

Em 1908, registou-se o primeiro clube de campismo no mundo, de seu nome, Camping Club of Great Britain and Ireland.

O escotismo nasceu em 1908, pelo General Robert Stepherson Smyth Baden Powelle e espalhou-se pela Europa que desenvolveu o campismo, principalmente após a primeira grande guerra mundial.

Esta atividade que proporciona oportunidades diferentes e únicas de convívio, de entreajuda, de respeito e de educação pela natureza, mar e serra, cresceu ao longo dos tempos, existindo atualmente infraestruturas de grande qualidade no mundo inteiro.

Na nossa região, a prática do campismo, tem longa tradição. É mais visível todos os anos por altura do rali principal no verão. São muitas as famílias e grupos de amigos que se deslocam para as nossa serras por alguns dias.

Acampar no Porto Santo, era uma alternativa á limitação de oferta de alojamentos, que dada a natureza sazonal, tem preços elevados. Nos anos 80, foi inaugurado o parque de campismo, com infraestruturas de qualidade, ao nível dos melhores que existiam na Europa.

Na minha juventude durante muitos anos, passei excelentes dias de férias de verão, acampado em grupo de dezenas de rapazes e raparigas. Deu-me oportunidade de aprender a viver em coletivo, partilhando as tarefas de preparação das refeições, da lavagem e arrumação das loiças, da partilha dos espaços para dormir, e respeito pelos outros utilizadores do parque, etc. Tudo isto combinado com muita animação e gargalhadas.

Despesa também fazíamos, desde compras nos supermercados, as frutas locais, cafés, e bebidas nos bares e discotecas noturnos.

Lembro-me de que sempre que alguém, por descuido ou com intenção, perturbava o ambiente de sossego do parque de campismo, o vigilante sempre atento, alertava de imediato o implicado e resolvia-se a situação serenamente.

Hoje, já sexagenário, situando-me no vulgo grupo dos “remediados economicamente” sem equipamento de campismo, aceitaria com muito prazer, um convite para acampar no Porto Santo por uns dias.

Mas já não será possível. Não há parque de campismo no Porto Santo!

José António Freitas