5 Sentidos

Autarquia quer “valorizar presença dos jovens no Porto Santo”

Nuno Baptista sublinha que os novos têm “papel fundamental” na escolha do destino de férias das famílias

None
Foto Aspress

Hoje foram apresentadas duas iniciativas dinamizadas na “ilha dourada”, no âmbito da Semana da Juventude

“Sempre foi intenção deste executivo também procurar promover e valorizar, acima de tudo, a presença dos jovens no Porto Santo”, assumiu hoje Nuno Batista.

“Sabemos que o Porto Santo, no mês de Agosto, é por excelência o espaço onde os jovens se encontram para desfrutar do seu tempo e sabemos também que os jovens têm um papel fundamental para muitas vezes escolher o sítio das famílias querem passar férias”, sublinhou a propósito o autarca.

O presidente da câmara do Porto Santo falava, esta quarta-feira, na conferência de apresentação de uma residência artística e do Festival de Música ALTEAR, no auditório da autarquia.

Ambas as iniciativas são dinamizadas pela Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Juventude, em parceria com o Município do Porto Santo e com a Associação New Classic e realizam-se no âmbito da Semana da Juventude, que termina a 12 de Agosto, Dia Internacional da Juventude.

Quanto à primeira, o Centro de Juventude do Porto Santo acolheu, entre 3 e 8 de Agosto, a residência artística dinamizada por seis jovens artistas, das áreas de artes visuais e teatro, que culminou hoje com a inauguração da exposição no espaço TEC.

Já a segunda edição do Festival de Música ALTEAR – que se estreou em 2022 no Centro de Juventude do Funchal – acontece este ano, na Ilha do Porto Santo e envolve 35 artistas de diferentes áreas culturais, entre as quais a música, a dança, o design, as artes plásticas e o teatro. O espectáculo assume a forma de festival, nos dias 10 e 11 de Agosto.

“Tendo observado o trabalho feito nos últimos pela Direcção Regional da Juventude no Porto Santo. Achámos que a câmara municipal também teria de ter um papel mais activo junto desses eventos”, frisou Nuno Batista na conferência marcaram também presença o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e o presidente da Associação New Classic, Francisco Lopes.

“Comunhão” de artes

Ao DIÁRIO, Pedro Araújo, um dos jovens responsáveis pelos eventos, elogiou a “missão extremamente nobre”, desenvolvida por Francisco Lopes, ao “juntar todas as artes, comungando todas as artes em diferentes projectos”, como acontece no ALTEAR, que anima a ‘ilha dourada’ nos próximos dias.

Nos dias 10 e 11 de Agosto, a Praça do Barqueiro é palco para a realização de dois concertos diversificados, nos quais são apresentados vários estilos musicais, desde o clássico ao mais contemporâneo, pela mão de jovens actores da área do teatro.

Amanhã, Rafael Kyrychenko, pianista madeirense de renome internacional, abre o Festival, conjuntamente com o Quinteto de César Franck, uma das peças que o Pianista está a preparar para a final do concurso de 64th Ferruccio Busoni International Piano Competition. A acompanhá-lo estará o quarteto de cordas constituído pelos violinistas Filipe Fernandes e Stella Zake, o violetista Sérgio Sousa e o violoncelista Pedro Silva.

O espectáculo prossegue com a cantora de Jazz, Madalena Caldeira, jovem madeirense e estudante de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa, que participou na edição deste ano do Funchal Jazz. Com a Madalena estarão os músicos Emanuel Inácio, Luís Caldeira e Hugo Lobo.

O momento musical seguinte fica a cargo de Juliana Anjo, que se destacou no Programa Ídolos em 2022, ficando em terceiro lugar neste concurso. Tem actuado em diversos palcos e integrado vários projectos, com artistas de renome nacional. Em palco, estará com os músicos Francisco Lopes, Francisco Coelho, Emanuel Inácio, Beatriz Fonseca, Beatriz Dória, Quarteto de Cordas e Quarteto de Sopros.

Mimi Froes, a artista de 24 anos que já conta com 2 EP e que foi nomeada para um Globo de Ouro, com a canção Declarações da Meia-Noite, estará no palco da Praça do Barqueiro, juntamente com Hugo Lobo, um dos pianistas de jazz mais conceituados da música portuguesa e com os artistas Francisco Lopes, Emanuel Inácio e Francisco Coelho.

O primeiro dia do ALTEAR é encerrado pelo João Borch, músico e compositor, natural da Madeira e que se tem destacado nos diversos palcos nacionais, entre os quais o NOS Alive’23 e o Summer Opening. Lançou recentemente o seu segundo álbum intitulado É só harakiri, baby. Luís Caldeira, João Ferreira e o trio de sopros constituído por Vítor Fernandes, Carlos Araújo e João Dantas, assim como o quarteto de cordas composto por Marcelo Caldeira, Sérgio Sousa, Filipe Fernandes e Pedro Silva, acompanham este artista.

Na sexta-feira, o presidente da Associação New Classic, Francisco Lopes, guitarrista que se formou em Itália e na Polónia, abre o festival. Este artista, tem-se destacado em diversos concursos internacionais e, mais recentemente, no Festival Funchal Jazz 2023, com uma homenagem ao guitarrista lendário, Pat Metheny.

A New Classic tem como principal objectivo dinamizar as artes na RAM, com a criação de espectáculos, nos quais existam uma sinergia entre as diversas formas de cultura, abrangendo várias épocas e estilos. O Francisco Lopes é acompanhado pelos músicos Luís Caldeira, Emanuel Inácio, Juliana Anjo, Guilherme Gomes, quarteto de cordas e trio de sopros. Estará também em palco, a dançarina Blanka Moryc que fará uma performance.

O ALTEAR conta também com o Tiago Sena, que tem sido presença assídua ao longo dos últimos anos em diversos eventos na Ilha da Madeira. Tem feito a primeira parte dos concertos de artistas de renome nacional, entre os quais Amor Electro, Agir, Calum Scott, D.A.M.A, David Carreira, D’ZRT, Gisela João, Salvador Sobral, entre outros. A acompanhá-lo estarão os músicos Francisco Coelho, Beatriz Dória e Emanuel Inácio.

O espectáculo prossegue com a Beatriz Pessoa, cantora que estará em palco com a guitarrista Beatriz Fonseca, às quais irão juntar-se os músicos madeirenses Luís Caldeira, João Ferreira e Beatriz Dória. A Beatriz Pessoa é uma cantora de renome nacional, com 2 LPs e 2 EPs já lançados. O seu estilo funde a música portuguesa com a brasileira, sendo considerada uma das vozes mais promissoras do panorama nacional.

Segue-se depois a atuação dos NAPA, um conjunto madeirense com 2 LPs já lançados e que tem atuado em diversos palcos do país, nomeadamente na última edição Summer Openning, tendo já esgotado duas datas no MusicBox. No palco estarão os músicos Francisco Sousa, João Rodrigues, Lourenço Gomes, Diogo Góis e a voz do Guilherme Gomes, acompanhados pelo quarteto de cordas e pelo trio de sopros.

A fechar o festival, estarão em palco todos os artistas convidados, onde todos contribuirão com a sua voz ou o som do seu instrumento musical, para uma verdadeira apoteose do ALTEAR.