Regionais 2023 Madeira

JPP questiona o resultado do investimento de 15 milhões do PRR na digitalização da Saúde

None

O JPP quer saber qual o resultado do investimento de 15 milhões de euros, por parte do Governo Regional, através do PRR, na área da digitalização na Saúde. Para Paulo Alves, é lamentável o desinvestimento na área da saúde, "tornando todo o sistema informático vulnerável" a ataques informáticos como o ocorrido ontem.

"Para o JPP é lamentável que uma entidade como o SESARAM tenha sido alvo de um ataque informático aos seus serviços, colocando em suspenso dezenas de serviços como consultas, cirurgias e exames complementares, para além dos constrangimentos para os utentes internados a precisar de terapêuticas, para os profissionais que não conseguem aceder à sua área de trabalho e ter acesso às informações dos utentes e aos atrasos que tudo isto aporta para os atendimentos", diz o parlamentar.

O deputado do JPP lembra que, ao longo dos anos, são vários os constrangimentos vividos por profissionais e utentes do serviço regional de saúde, sendo os próprios dirigentes sindicais a denunciar e a reconhecer as falhas constantes do sistema informático e pedindo melhorias à tutela.

Paulo Alves aponta que o próprio Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil "reconheceu a necessidade de investir no sistema informático do SESARAM, no Parlamento Regional, justificando as falhas que se assistiam nas listas de espera com um serviço informático obsoleto e cujo registo não conferia eficácia ao sistema".

Com o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), 15 milhões de euros ficaram reservados para a “Digitalização na área da Saúde da RAM”: afinal, qual o resultado prático deste investimento? Paulo Alves, deputado eleito pelo JPP

O partido propôs a criação de uma  comissão de acompanhamento aos investimentos que estão a ser desenvolvidos na Região, mas tal acabou por ser chumbado pela maioria parlamentar PSD/CDS. "Neste momento, sabe-se apenas que 15 milhões serão investidos na 'Digitalização da Saúde' mas que o sistema informático continua a precisar de melhorias, quer para o seu funcionamento, quer para a segurança interna do sistema", termina.