Madeira

Música, prémios a alunos e palestra na celebração do Dia da Cidade do Porto Santo

Conheça as iniciativas que decorrem nesta segunda-feira, quando faltam 146 dias para o fim de 2023

None

O 27.º Aniversário da Cidade de Porto Santo é assinalado hoje com um programa que contempla música, atribuição de prémios aos melhores alunos e uma palestra por um ilustre filho da terra.

A abertura da sessão solene terá lugar pelas 18h00, no auditório da Câmara Municipal do Porto Santo. A cerimónia conta com uma palestra de João Ricardo Vasconcelos, jornalista natural do Porto Santo, que é correspondente internacional da RTP nos EUA. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mas optou pelo jornalismo, profissão que exerce desde 1997. Já foi pivot e apresentador televisivo, coordenador do Centro de Informação Regional da RTP em Castelo Branco e é correspondente internacional da RTP nos EUA desde 2018.

Pelas 19h00, serão atribuídos prémios de mérito escolar aos 14 alunos que obtiveram os melhores resultados no ano lectivo transacto. Cada premiado recebe um diploma e um cheque de valor entre os 100 e os 250 euros, consoante o nível de ensino.

As comemorações prosseguem com música no Largo do Barqueiro, com as actuações de Beatriz Almeida (21h30) e de Camané (22h30).

O programa de celebração estende-se a quarta-feira, com mais música no mesmo local, com Joana Câmara (21h30) e Irma (22h30).

OUTRAS INICIATIVAS A DECORRER NESTA SEGUNDA-FEIRA:

10h15 – O PSD-Madeira realiza uma visita à Adega do Pomar, na Camacha.

15h00 - Realização de simulacro de incêndio na Casa de Saúde São João de Deus, no Caminho do Trapiche.

19h00 – ‘Encontro Regional da CDU, no qual esta candidatura às próximas Eleições Regionais apresentará o Manifesto/Programa Eleitoral. Terá lugar no Espaço CDU, à Rua João de Deus, n.º 12.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 7 DE AGOSTO:

1660 - Morre, com 61 anos, o pintor espanhol Diego Rodríguez de Silva y Velázquez.

1916 - Grande Guerra 1914-18. O Parlamento aprova a participação portuguesa no conflito.

1940 - II Guerra Mundial. Churchill, primeiro-ministro britânico, e o general De Gaulle, em Londres, chegam a acordo sobre a criação das Forças Francesas Livres.

1941 - II Guerra Mundial. Aviões da URSS bombardeiam Berlim pela primeira vez.

1942 - II Guerra Mundial. Forças norte-americanas desembarcam em Guadalcanal, Pacífico.

1951 - O Congresso norte-americano rejeita a proposta soviética de acordo sobre armas atómicas.

1955 - Começam as obras para a construção da primeira linha do Metropolitano de Lisboa.

1959 - A cápsula americana Explorer 6 tira a primeira fotografia da Terra vista do Espaço.

1960 - Independência da Costa do Marfim.

1961 - Guerra Colonial. No início de 13 anos de guerra, o ministro do Exército da ditadura do Estado Novo, Almeida Fernandes, assegura que "aos terroristas" apenas se coloca "a rendição incondicional ou o aniquilamento".

1964 - Guerra do Vietname. O Congresso dos EUA autoriza o Presidente Lyndon Johnson a aumentar o envolvimento militar norte-americano.

1974 - Chega a Portugal o primeiro embaixador da URSS, Arnold Kalinim.

1975 - É divulgado o "Documento Melo Antunes", ou "Documento dos Nove", da fação moderada do Movimento das Forças Armadas.

1981 - É divulgado o Plano Fahd que define, em oito pontos, a estratégia de paz para o Médio Oriente.

1990 - Conflito Iraque-Kuwait. Os EUA anunciam o envio de forças aéreas e terrestres para o Golfo Pérsico.

1991 - A missão da ONU em Bagdad confirma a produção de armas bacteriológicas pelo Iraque.

1995 - Plano Hidrográfico Espanhol. Começa a transferência das águas da cabeceira do rio Tejo para as terras de Múrcia e Alicante, em Espanha.

1997 - Abre a subscrição de dois milhões de ações da Sociedade Anónima Desportiva Sporting.

1998 - Ataques terroristas contra alvos norte-americanos, no Quénia e na Tanzânia, fazem 70 mortos e 1.200 feridos.

2002 - Francis Obikwelu conquista a medalha de prata nos 100m dos Campeonatos Europeus de Atletismo.

2006 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, promulga a Lei da Paridade.

2007 - O governo fixa em 45 euros por fração, para os edifícios de habitação, e em 250 euros por fração, no caso dos edifícios de serviços, a taxa a pagar à Agência para a Energia pelo registo dos certificados energéticos.

 2008 - Um assalto à dependência do BES de Campolide, em Lisboa, termina ao fim de oito horas, com a morte de um dos assaltantes, de 35 anos, ferimentos graves no outro, de 23, e a libertação dos dois reféns, entre os quais a gerente do banco. Inicialmente, os assaltantes, brasileiros, fizeram seis reféns, que manietaram com braçadeiras de plástico, mas a polícia libertou quatro pouco depois.

- A Geórgia desencadeia "um assalto" à república separatista da Ossétia do Sul e decorrem "combates" na proximidade na capital regional Tskhinvali.

- Os Police despedem-se dos palcos em Madison Square Garden, em Nova Iorque, 30 anos depois da edição do primeiro disco da banda britânica. 

2014 - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, confirma que foi aceite a proposta da banca e que o dinheiro da 'troika' que vai entrar no Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco será reduzido para 3,9 mil milhões de euros.

- Henrique Granadeiro demite-se de todos os cargos que ocupa na Portugal Telecom.

- A administração da Portugal Telecom esclarece que as aplicações no papel comercial da Rio Forte Investments S.A., do Grupo Espírito Santo (GES), não foram aprovadas nem discutidas pelo conselho de administração e comissão executiva da operadora.

- A Rússia responde à imposição de sanções por parte do Ocidente com um embargo total às importações de produtos agroalimentares dos países da União Europeia, dos Estados Unidos, da Austrália, Canadá e Noruega. 

 2018 - Inês Henriques sagra-se campeã europeia nos 50 quilómetros de marcha, em Berlim, juntando o título ao de primeira mulher campeã do mundo nesta distância, conquistado em 2017.

2021 - Neeraj Chopra vence a final olímpica do lançamento do dardo de Tóquio2020, tornando-se o primeiro indiano a conquistar uma medalha de ouro para o seu país no atletismo. 

2022 - Os canoístas portugueses Fernando Pimenta e Teresa Portela conquistam a medalha de prata em K2 500 metros misto dos mundiais do Canadá, ao terminarem a prova no segundo lugar.

A humanidade não é um estado a que se ascenda. É uma dignidade que se conquista. Jean Vercors, pseudónimo de Marcel Bruller (1902-91), escritor francês e resistente.