Madeira

Presidente da Câmara não intervém no Dia do Concelho por ter o mandato suspenso

Fernando Góis, o presidente interino, substitui José António Garcês

None

Com mandato suspenso até 24 de Setembro, data das eleições Regionais, José António Garcês, o presidente da Câmara, não intervém hoje na Sessão Solene comemorativa dos 279 anos do Concelho de São Vicente. O autarca que cumpre o terceiro mandato consecutivo, limite para a renovação sucessiva de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos, integra a lista de candidato pela coligação PSD/CDS ‘Somos Madeira’, e por essa razão suspendeu funções autárquicas até ao dia da eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

É a primeira vez nos últimos nove anos que José António Garcês cede o lugar da presidência ao vice Fernando Góis, por agora presidente de Câmara em exercício temporário de funções. Caberá assim ao presidente interino, o provável sucessor de Garcês nas Autárquicas de 2025, fazer hoje o primeiro discurso oficial na condição de responsável pelo executivo municipal.

Sessão Solene que volta a ser presidida por Aires dos Santos, presidente da Assembleia Municipal de São Vicente desde finais de 2013.

Refira-se que nas últimas Autárquicas, em 2019, venceu a Coligação Unidos Por São Vicente (PPD/PSD – CDS/PP).