Casos do dia

Golfinhos dão “espectáculo” raro no Porto do Funchal

Vídeo Fábio Maia
Vídeo Fábio Maia

Um “espetáculo” raro e emocionante aconteceu hoje no Porto do Funchal. Na manhã desta terça-feira, por volta das 9h50, um grupo de golfinhos foram avistados a nadar nas águas dentro da Pontinha, causando espanto e até entusiasmo entre aqueles que tiveram a sorte de presenciar o inédito momento.

O aparecimento dos golfinhos ocorreu de forma inesperada, proporcionando assim um evento fascinante para os observadores, conforme nos contou o marinheiro Fábio Maia do Catamaran 'Magic Dolphin Eco', da empresa 'Magic Dolphin', que costuma avistar estes animais... mas muito mais ao largo da baía funchalense.

"Sinceramente foi a primeira vez que vi golfinhos roazes dentro do Porto do Funchal. Já trabalho nas empresas marítimo-turísticas há cerca de 12 anos e nunca tinha visto isto a acontecer, por isso fiquei bastante admirado", começou por relatar o marinheiro ao DIÁRIO, esclarecendo que este tipo golfinhos são residentes nos mares do arquipélago da Madeira.

Questionado sobre se este avistamento pode estar relacionado com o aumento das temperaturas da água do mar, Fábio Maia acredita que os motivos devem ser outros. "Pode estar relacionado com algum predador, por exemplo, as orcas, que não costumam estar de passagem nesta altura na ilha. Ou então também penso que pode ser para caçarem algum peixe, visto que como não estavam cruzeiros nem havia movimentação marítima dentro do Porto, simplesmente aventuraram-se a entrar um pouco mais", disse.

O marinheiro explicou ainda que estes animais no seu tamanho adulto podem atingir os 4 e 600 quilos. "São mamíferos tal como nós, ou seja, inicialmente alimentam-se de leite e mais tarde começam a caçar peixe e moluscos. São provavelmente dos golfinhos mais conhecidos no mundo, pois são os que são utilizados nos parques aquáticos para fazer os shows", referiu, deixando assim um apelo para que o Governo Regional não permita também aqui o cativeiro destes animais para fins lucrativos. "Infelizmente, em cativeiro ficam muito stressados e, muitas vezes, morrem muito antes da idade adulta, sendo que a esperança média de vida dos golfinhos roazes ronda os 50 e os 60 anos", concluiu.

Também há relatos que o mesmo grupo de golfinhos foram vistos, esta tarde, ao largo da praia dos Reis Magos, no Caniço, fazendo igualmente as “delícias” dos banhistas. 

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo