Madeira

Bandeira Azul hasteada pelo sexto ano consecutivo na Ribeira Brava

None

O Complexo Balnear da Ribeira Brava hasteou esta segunda-feira, 3 de Julho, a bandeira azul que classifica a qualidade da água no nível de excelência, algo que acontece há seis anos consecutivos.

O presidente do município, Ricardo Nascimento, referiu que este galardão “é sinónimo de uma boa política ambiental que tem de partir de todos, desde o Governo Regional, a Câmara Municipal, a Sociedade Ponta Oeste e todos os utilizadores deste espaço”. 

Segundo o autarca, os esgotos, as águas pluviais e os lixos bem encaminhados “fazem uma bandeira azul”, assim como “uma bandeira da Quercus” que a praia volta a receber este ano, atestando a água com qualidade de ouro, devendo esta última ser hasteada nos próximos dias.

Agradeceu à Sociedade Ponta Oeste pelo melhoramento do solário, à ARM pelo trabalho na melhoria dos esgotos e da ETAR da Tabua, à Câmara Municipal e aos vários munícipes que têm tido o cuidado de proteger o ambiente. Aos mais jovens, pediu uma “praia limpa”, através de gestos ambientais que nunca podem parar. 

A cerimónia contou com a presença de várias entidades. Ara Oliveira, director regional do ambiente e alterações climáticas, em representação da secretária Susana Prada, recordou que o trabalho para manter a água com a qualidade de excelência começa muito cedo e implica manutenção e limpeza. Destacou “a forma continuada com que o município se empenha nesta causa” e recordou que o mar “é um recurso extraordinário para fazer praia, atividades náuticas, mas que implica protegê-lo”.

Este ano, o complexo Balnear da Ribeira Brava volta a contar com nadadores-salvadores, uma cadeira anfíbia para as pessoas com pouca mobilidade e cinzeiros de praia para os fumadores poderem deixar o espaço limpo.