Madeira

Ribeira Brava dá parecer favorável à obra da frente-mar e canalização da ribeira

None

A Câmara Municipal da Ribeira Brava deu hoje parecer favorável ao projeto da Secretaria Regional de Equipamento e Infraestruturas para a execução da obra da Frente-Mar e canalização do troço terminal, incluindo a foz da ribeira.

Esta intervenção visa mitigar o problema de assoreamento da embocada da ribeira para a desobstrução da foz da ribeira. A solução encontrada vai permitir a drenagem da foz da ribeira e a reposição das condições de utilização balnear da praia nascente, através da remoção de grande parte dos inertes depositados na sequência do temporal de 20 de fevereiro de 2010. Será ainda criada uma rampa de acesso ao mar para dar apoio aos desportos náuticos ali realizados.

Desta forma, a regularização da foz da ribeira e a requalificação urbana de toda a frente mar vão criar condições para a salvaguarda deste espaço costeiro em dias de condições meteorológicas adversas, protegendo bens materiais e vidas humanas e mitigando o risco de enchentes provocadas pelas levadias e pelos caudais da ribeira.

Ricardo Nascimento congratula-se com o cumprimento da promessa do presidente do Governo Regional que “está a dar todos os passos para colocá-la o mais rapidamente no terreno”.  Segundo o autarca, esta obra “irá mudar a cara da baixa da Ribeira Brava, irá facilitar o acesso das pessoas à baixa da vila, proporcionando maior desenvolvimento e dinamismo, que se traduz numa mais-valia para o nosso concelho”.

O presidente da Câmara realça ainda que este projeto, conjuntamente com a obra de regeneração urbana que a autarquia está a proceder no centro da vila, fará da Ribeira Brava “um ponto de paragem obrigatória na ilha, como já aconteceu no passado, mas de uma forma moderna, atrativa e adaptada à realidade atual”.