Madeira

Sara Cerdas diz que Comissão Europeia tem de assegurar coesão territorial

None

A eurodeputada Sara Cerdas fez hoje saber, através de um comunicado remetido à imprensa que tem pressionado a Comissão Europeia "para salvaguardar a conectividade territorial das Regiões Ultraperiféricas nas viagens entre o continente e inter-ilhas".

Cerdas considera que "a Comissão tem o papel de assegurar que as regiões estão salvaguardadas em termos de coesão territorial" e que “até ao momento, nada tem sido feito para atenuar estas graves quebras de conectividade”.

"Os constrangimentos causados pela ocorrência cada vez mais frequente de ventos fortes, que deixam o aeroporto da Madeira inoperacional por várias horas e, por vezes, até dias têm impactos diretos na economia madeirense e naqueles que nos visitam, dado que a mobilidade territorial é crucial para promover desenvolvimento económico e social e garantir a igualdade de oportunidades”, afirma a eurodeputada na pergunta endereçada à Comissão Europeia.

Sara Cerdas defende um "investimento em infra-estruturas aeroportuárias mais resilientes a esse tipo de intempéries, como a certificação de aeroportos alternativos próximos", nomeadamente o aeroporto do Porto Santo.

Outra solução para garantir a coesão territorial, considera, "passa por melhorar a conectividade entre-ilhas, por meio de transporte marítimo, e pela ligação ferry durante todo o ano entre Portugal continental e o arquipélago".

“Não podemos continuar a ser uma região isolada fisicamente do resto do continente, em especial quando está mau tempo. É preciso atenuar estas graves quebras de conectividade e todas as instâncias, sejam regionais ou europeias, têm um papel a desempenhar, bem como devem estar comprometidas em criar melhores condições”, conclui a eurodeputada.