Madeira

Madeira ganha novo Observatório Astronómico no Areeiro

Fotos DR/Associação de Astronomia da Madeira/facebook
Fotos DR/Associação de Astronomia da Madeira/facebook

É hoje inaugurada oficialmente o Observatório Astronómico na Casa do Areeiro, localizado no Chão do Areeiro, mais precisamente no antigo Posto Meteorológico do Areeiro. É neste local que tem sido posto de observação da maioria das actividades da Associação de Astronomia da Madeira que nasceu mais um, desta vez público (embora gerido pela associação), excelente ponto de observação das estrelas. Financiado pela Câmara Municipal do Funchal, caberá ao seu presidente, Pedro Calado, as honras de estrear o telescópio instalado dentro de uma cúpula branca.

A verdade é que a inauguração será de dia, pelas 16 horas, desta segunda-feira, mas também é verdade que a Associação de Astronomia da Madeira tem já feito os testes necessários para saber que o seu projecto está a funcionar. Ainda no sábado passado estava prevista uma actividade de observação do Universo, mas teve de ser cancelada "por razões derivadas das condições meteorológicas (chuviscos e neblina intensa)", conforme deu nota na sua página de Facebook.

Se estiver interessado, poderá ir até quase ao topo da montanha da Madeira na noite de 29 de Julho, próximo sábado, entre as 21h30 e as 00h00 e "observar na companhia dos astrónomos para melhor compreender a astronomia e o Universo", incentivam. "Os telescópios esperam por si! Acesso livre para todo o público em geral, à exceção da noite de 12.08.23, em que existe um pagamento simbólico para adultos", acrescentam. E "não necessita de inscrição prévia. Basta chegar ao local e informar que pretende participar", garantem. Leve agasalho.

Voltando ao projecto, este foi financiado pelo Orçamento Participativo da autarquia lançado em 2020. A ideia era criar um "Observatório e Parque de Astronomia do Funchal", cuja localização seria precisamente onde acabaria por ser instalado, a Casa do Areeiro, no planalto do Chão do Areeiro, em pleno Parque Ecológico do Funchal.

Na leitura do projecto no site da CMF, pode-se ler que os beneficiários do projecto são a "população estudantil de todas as escolas do concelho do Funchal, população em geral, unidades hoteleiras com grupos de turistas, astrónomos da Madeira e externos, grupo de astronomia da Universidade da Madeira, em síntese, toda a Região Autónoma da Madeira".

O valor previsto dos encargos do projecto proposto ascendia a exactos 99.203,00€ e, embora aprovado nesse ano, só praticamente a 17 de Março deste ano é que os trabalhos começaram a ser realizados, como atestam as várias fotografias que a Associação foi publicando na sua página de Facebook nos últimos meses.

Curiosamente foi Pedro Calado que, enquanto Vice-presidente do Governo Regional da Madeira, quem ficou responsável por garantir a criação do primeiro "Site de Observação Ótica do Pico do Areeiro, que integra a rede SST - Space Surveillance and Tracking", a qual foi inaugurada na sua presença e do então ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho (hoje dos Negócios Estrangeiros), acto realizado a 9 de Junho de 2021.

Esse projecto estava em estudo desde antes de 27 de Junho de 2019, quando o Conselho de Governo resolveu aprovar no âmbito do 'Space Surveillance and Tracking' a cedência, por 10 anos, ao Ministério da Defesa Nacional uma área de 20 m2 para instalação de dois observatórios muito similares ao que agora é instalado

Na altura, foi noticiado que "o programa europeu de Vigilância e Rastreio Espacial é um projeto que visa detetar, catalogar, prever e mapear a trajetória dos milhares de objetos que circulam na órbita do planeta, sejam satélites ativos ou o chamado lixo espacial, e cujo risco de colisão representa uma das principais ameaças aos sistemas de satélite de que dependem múltiplos serviços (como por exemplo, a meteorologia, as telecomunicações e os transportes)".

Além disso, acrescentava-se que "para além da redução do risco de colisão com objetos durante as missões espaciais, o SST permite calcular a pegada destruidora na superfície da Terra e a segurança dos cidadãos em caso de reentrada dos objetos na atmosfera, bem como vigiar a atividade dos satélites não-europeus, que ponham em perigo a segurança e a defesa da Europa".

Na ocasião, o vice-presidente do Governo não só lembrou o interesse do ponto de vista civil, militar ou comercial, mas realçou, também, que o projeto SST projeto afigura-se particularmente relevante para a Região, porque tem associados interesses científicos importantes na investigação, formação e educação, nomeadamente nos diversos campos do saber relacionados com o Espaço e as suas aplicações aos domínios terrestre e marítimo.

Pedro Calado lembrava que "a Madeira é reconhecida internacionalmente pelos especialistas como um dos melhores locais do mundo para a observação do céu noturno, pelo que a Universidade tem sido contactada ao longo dos anos, no sentido de colaborar na observação dos mais variados fenómenos astronómicos", referia-se. "Com os equipamentos agora instalados no Areeiro, será possível dar resposta a muitas destas solicitações, bem como conduzir um programa de observações próprio. Acresce ainda o potencial para o estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e estrangeiras no âmbito da astronomia observacional", sublinhava, acrescentando que "a Madeira não só passará a ser referida como uma região com potencial para a astronomia observacional, mas também como uma região onde são obtidos, de uma forma regular, dados astronómicos".

Com objectivos tão ambiciosos, não é de admirar que o Ministério da Defesa Nacional tivesse investido 1,5 milhões de euros na instalação do Observatório Ótico do Pico do Areeiro. O projecto que hoje se inaugura é, portanto, para o povo, bem menos ambicioso e a uma cota mais baixa na alta montanha, garante acesso, ainda que não totalmente livre a quem tiver interesse em olhar mais além do que a vista alcança.

Se tiver interesse em saber mais sobre a história da astronomia na Madeira, saiba que existe um livro sobre a temática, lançado em Dezembro de 2020. "História da Astronomia da Madeira" é da autoria de Pedro Augusto, tem 281 páginas e foi editado pela 'Meridiano' e contou com apoio da Secretaria Regional de Turismo e Cultura. "Reúne um conjunto de dados sobre os desenvolvimentos e obstáculos da atividade astronómica desenvolvida ao longo de cinco séculos na Madeira", escrevia-se então na altura do lançamento.

Na sinopse do livro é referido: "Em 1720, o Padre Laval fez, no 'Observatório Astronómico do Funchal', as primeiras observações astronómicas em Portugal em contexto de observatório. Até recentemente, quase todas as actividades astronómicas na Madeira foram conduzidas por investigadores estrangeiros. A história é dividida em três grandes períodos. Os três períodos são explorados nesta obra numa base científica e factual, como o atestam as 377 referências bibliográficas listadas. Um detalhado índice remissivo conclui a obra, precioso para quem quer ir mais além na busca de detalhes, informação e novidades da História da Astronomia na Madeira".

Ou seja, e em conclusão, hoje retoma-se parte dessa história do Observatório Astronómico do Funchal, com a inauguração desse equipamento, bem como da casa que foi reabilitada e apetrechada para receber visitantes.

Outros eventos neste dia

Entre as 09h00 e as 18h00 decorre o evento Summer Market (Moda, Bijutaria e Decoração), no Mercado dos Lavradores.

Das 10h00 às 19h00, a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, estará na Madeira em jornada de trabalho, incluindo várias iniciativas com trabalhadores da PT, junto ao centro comercial La Vie sobre direitos laborais, com os trabalhadores da empresa Horários do Funchal, com os trabalhadores da Administração Local, no Edifício da Câmara Municipal do Funchal nos Viveiros, com trabalhadores precários da RTP/Madeira, nas instalações da RTP nas Madalenas, numa Tribuna Pública, no centro do Funchal, ao Largo do Phelps, sobre o combate à precariedade e aos baixos salários, numa audição pública com sindicatos e sindicalistas da Região Autónoma da Madeira, no Espaço CDU, à Rua João de Deus, ao fim do qual fará a apresentação de conclusões.

A partir das 10h00 até às 17h00, o líder nacional do PSD, Luís Montenegro, estará em jornada de trabalho, começando com encontro com jornalistas, visita à obra do novo hospital, uma visita a uma obra de construção de habitação (PRR), na Rua Cónego Dr. Agostinho Gomes, em Santo António, uma visita à ARDITI ao Caminho da Penteada, Campus da Penteada, no Madeira Tecnopolo, num almoço no restaurante Latada do Doutor, na Rua Câmara Pestana, 32, numa visita ao Serviço Regional de Proteção Civil no Caminho do Pináculo, e numa audiência com o Bispo do Funchal, na Diocese ao Largo do Visconde Ribeiro Real.

Pelas 10h30, a Comissão de Moradores do Garachico irá proceder à entrega de um abaixo-assinado na Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Às 11h00, haverá conferência de Imprensa de apresentação do Ano Lectivo 2023/2024 da Universidade da Madeira com o Reitor Sílvio Fernandes, no Edifício da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

Pelas 11h15, o Partido Socialista visita a empresa 'Machim Electrónica Naval – MEN', com declarações de Sérgio Gonçalves, na Rua de São Sebastião, n.º 40, no Caniçal.

Pelas 11h30, haverá conferência de imprensa do PS com o deputado Carlos Pereira, que falará sobre a ratificação do financiamento do novo hospital da Madeira, junto à obra do novo hospital da Madeira. Evento que 'colidirá' (pelo menos na agenda dos jornalistas) com a visita de Luís Montenegro.

Hoje começa a "Semana do Mar" no Porto Moniz com um cartaz extenso de actividades.

Também hoje começa a Semana da Juventude até ao dia 28 de Julho.

Efemérides

Os principais acontecimentos registados neste dia 24 de Julho, o Dia Internacional da Arqueologia, são:

1245 - Inocêncio IV retira a autoridade real a Sancho II de Portugal. Sucede-lhe o irmão, Afonso III.

1704 - Ocupação de Gibraltar, pelas forças do almirante inglês George Rooke, durante a Guerra de Sucessão de Espanha.

1780 - Realiza-se a primeira sessão da Real da Academia das Ciências, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

1802 - Nasce o escritor francês Alexandre Dumas.

1827 - Início das "Archotadas", manifestações noturnas à luz de archotes, em protesto pela instabilidade governativa, após a demissão do marechal Saldanha.

1833 - Guerra Civil 1832-34. As tropas liberais do Duque da Terceira entram em Lisboa...

1885 - Entra em vigor o segundo Ato Adicional à Carta Constitucional, que recupera parte do carácter liberal da primeira Constituição.

1895 - Nasce o escritor e poeta britânico Robert von Ranke Graves , autor de "Eu, Cláudio".

1911 - O antropólogo americano Hiram Bingham, à frente de uma expedição da Universidade de Yale, descobre e apresenta ao mundo a cidade inca de Machu Picchu, no Peru.

1913 - O gabinete de Afonso Costa publica a lei n.º 83, que torna eficaz o princípio da responsabilidade patronal nos "desastres de trabalho".

1922 - O Conselho da Liga das Nações aprova os mandatos para a Palestina e o Egito.

1923 - A Grécia, a Turquia e os aliados da Grande Guerra de 1914-18 assinam o Tratado de Paz de Lausana.

1942 - II Guerra Mundial. Bombardeamento das cidades alemãs de Frankfurt e Mannheim, pela Força Aérea britânica.

1969 - Os astronautas norte-americanos da Apollo 11 - Comandante Neil Armstrong, Piloto do Módulo Lunar Edwin E. "Buzz" Aldrin Jr. E Piloto do Módulo de Comando Michael Collins, os primeiros homens a irem à Lua, chegam a Terra. São recolhidos da cápsula da nave espacial, no Oceano Pacífico.

1974 - O Supremo Tribunal dos EUA decide, por unanimidade, obrigar Richard Nixon a entregar as 64 gravações relacionadas com o Caso Watergate, à equipa de investigação, rejeitando os "privilégios presidenciais".

1975 - A nave espacial norte-americana Viking I poisa em Marte e inicia, de imediato, as análises com que se pretende verificar se existe ou não vida no planeta.

1977 - O Presidente egípcio Anwar Sadat impõe o cessar-fogo imediato com a Líbia.

1984 - Morre, aos 57 anos, o ator português Luís Cerqueira.

1986 - O Parlamento português aprova o novo Estatuto da Região Autónoma dos Açores.

1990 - O Iraque desloca tropas para a fronteira com o Kuwait.

1994 - O ciclista espanhol Miguel Indurain, 30 anos, ganha a volta a França pela quarta vez consecutiva.

1996 - Portugal assina, em Paris, o acordo de cooperação técnico-científico com a Agência Espacial Europeia (ESA).

2002 - Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.

- O conselho de ministros aprova a privatização dos serviços de notariado

- O conselho de ministros aprova o regime de mobilidade na função pública, que permite a movimentação de funcionários afectados com a extinção, fusão ou reestruturação de serviços decidida pelo Governo.

2003 - O conselho de ministro aprova os três diplomas sobre a reforma da administração pública: organização da administração direta do Estado, enquadramento dos institutos e estatuto dos dirigentes.

2004 - O filme "A Passagem da Noite", de Luís Filipe Rocha, obtém a Palma de Prata do XXV Festival de Valência e a protagonista Leonor Seixas conquista o prémio de melhor interpretação feminina.

2005 - O ciclista norte-americano Lance Armstrong conquista o sétimo título consecutivo na Volta à França em bicicleta e põe fim à carreira desportiva.

2007 - A nova Lei da Televisão é promulgada pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

- Dezenas de milhar de pessoas são forçadas a abandonar as suas casas no Reino Unido devido às cheias que alagaram várias zonas do país, na pior catástrofe natural dos últimos 60 anos.

- As Nações Unidas rejeitam o pedido de adesão de Taiwan, baseada numa resolução de 1971 que considera a República Popular da China a representante legal perante o organismo mundial.

- Cinco enfermeiras búlgaras e um médico palestiniano, condenados na Líbia a prisão perpétua por terem infetado crianças com o vírus da Sida, são libertados e extraditados para Sofia.

- O general das ex-Forças Armadas de Libertação de Angola, antigo braço armado da UNITA, Abílio Camalata Numa é eleito secretário-geral do partido, na primeira reunião da nova direção, após o X Congresso.

2008 - É anunciado que cerca de 400 mil alunos carenciados do ensino básico e secundário passam a ter direito a refeições e manuais escolares gratuitos já a partir de setembro.

2010 - É inaugurado o Centro de Alto Rendimento do Jamor.

2011 - O Uruguai conquista o 15.º título da Copa América de futebol da sua história, após bater o Paraguai na final, por 3-0, tornando-se a seleção com mais títulos na competição.

- Morre, aos 71 anos, a professora universitária e ensaísta Maria Lúcia Lepecki, vítima de cancro, nasceu no Brasil e veio para Portugal em 1971.

- Morre, aos 50 anos, o neuropsiquiatra francês David Servan-Schreiber, que se tornou célebre por defender a utilização de métodos paralelos contra a depressão e o cancro, devido a uma recaída de um cancro do cérebro diagnosticado em 1992.

2012 - Morre, aos 68 anos, o Presidente do Gana John Atta Mills.

2013 - O Presidente da República, Cavaco Silva, dá posse aos novos ministros do Governo de maioria PSD/CDS-PP, a sétima alteração à composição do executivo liderado por Pedro Passos Coelho. Paulo Portas toma posse como vice-primeiro-ministro, Rui Machete como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, António Pires de Lima como novo ministro da Economia, Jorge Moreira da Silva ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Assunção Cristas ministra da Agricultura e do Mar e Luís Mota Soares ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

- O descarrilamento de um comboio de alta velocidade em Santiago de Compostela faz 80 mortos e várias dezenas de feridos. O comboio, que fazia a ligação Madrid-Ferrol com cerca de 250 passageiros a bordo, descarrilou à entrada da estação de Santiago de Compostela, na Galiza, cerca das 20:45 locais (19:45 em Lisboa).

- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprova por unanimidade uma emenda à legislação "lei de apropriações de defesa" que proíbe a Força Aérea norte-americana de reduzir a estrutura militar da Base das Lajes em 2014.

2014 - O escritor turco Orhan Pamuk vence o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural.

- O ex-presidente do BES é interrogado pelo juiz Carlos Alexandre no decurso do processo Monte Branco, e manifesta a sua "total disponibilidade para colaborar com a justiça no apuramento da verdade". Ricardo Salgado, ex-presidente executivo do Banco Espírito Santo, fica em liberdade mediante uma caução de 3 milhões de euros.

- A Espírito Santo Financial Group (ESFG) apresenta um pedido de gestão controlado aos tribunais do Luxemburgo por "não estar em condições de cumprir as suas obrigações" relacionadas com dívidas.

- O primeiro-ministro ucraniano, Arseniy Yatseniuk, demite-se, na sequência da desagregação da coligação maioritária no parlamento do país.

- O Governo assina um novo acordo de substituição das contrapartidas pela compra de dois submarinos alemães, que prevê um investimento de 220 milhões de euros no reforço da produção eólica, em vez de um hotel de luxo em Albufeira.

- A queda de um avião, MD-83 ao serviço da espanhola Swiftair, da Air Argélia no Mali faz 116 mortos.

2017 - O Conselho de Administração da TAP aprova o Plano Estratégico da companhia a 10 anos, que prevê a expansão da rede, e procede a mudanças nos órgãos da empresa.

2018 - Uma onda de calor no Japão faz pelo menos 80 mortos e leva 35 mil ao hospital em três semanas.

- Pelo menos 60 mortos e 172 feridos em incêndios na Grécia.

- A agência sueca de Proteção Civil (MSB) anuncia que há 27 fogos ativos por todo o país, quatro fora de controlo.

- O ministro da Saúde congolês Oly Ilunga, declara o fim do surto de Ébola, que matou 33 pessoas desde o seu início, em 08 de maio.

2020 - A China ordena o encerramento do consulado dos Estados Unidos em Chengdu, no sudoeste do país, três dias após as autoridades norte-americanas terem encerrado o consulado chinês em Houston, no estado do Texas.

- Devido à pandemia de covi-19, o Mundial de Fórmula 1 integra o Grande Prémio de Portugal no calendário da época de 2020, a decorrer de 23 a 25 de outubro, no Autódromo Internacional do Algarve.

- Morre, aos 81 anos, Benjamin Mkapa, Presidente da Tanzânia entre 1995 e 2005.

2022 - O tenista português Francisco Cabral, que fez dupla com o bósnio Tomislav Brkic, conquista o segundo torneio ATP da sua carreira na variante de pares, ao vencer a final de Gstaad, na Suíça.

- O português Pedro Pablo Pichardo conquista o título de campeão do mundo do triplo salto, em Eugene, nos Estados Unidos, ao 'voar' 17,95 metros, na sua primeira tentativa.

- O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard vence a 109.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, ao lado dos companheiros da Jumbo-Visma, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck).

Este é o ducentésimo quinto dia do ano. Faltam 160 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia:

"Há sempre muitos inimigos. Mas acabam todos por se reunir apenas num: aquele que nos diz como devemos pensar".  Norman Mailer (1923), escritor norte-americano