Madeira

"O público madeirense tem-me tratado sempre muito bem"

Zambujo homenageia ‘Max’ hoje no arranque do último fim-de-semana do Summer Opening

None

António Zambujo é um dos artistas que actuam, hoje, no palco principal 'Moche Stage', do festival Summer Opening, cujo segundo fim-de-semana de concertos arranca no Parque de Santa Catarina com nomes como Richie Campbell, Dino D'Santiago, entre outros.

António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no Mundo. 

De regresso à Madeira, o artista vai trazer brindar o público com um concerto homenagem ao fadista Maximiano de Sousa, mais conhecido como 'Max', aquele que é uma das figuras centrais da música popular portuguesa. Nesse sentido, esta noite será possível ouvir António Zambujo dar voz a temas como 'A Rosinha dos Limões', 'A Júlia Florista' e 'Nem às paredes eu confesso'.

Para além de abordar esta homenagem ao artista madeirense, António Zambujo, em entrevista ao DIÁRIO deixa palavras elogiosas ao público madeirense que dizer ser bastante acolhedor.

O que tem reservado para esta actuação na Madeira?

- Esta actuação na Madeira foi um concerto que nós preparamos no ano passado para um festival em Lisboa, em Santa Casa Alfama, que resolveu homenagear um compositor madeirense Max. Nós depois de já termos apresentado o espectáculo noutros sítios, inclusive no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, iremos fazer aqui aquela que será, provavelmente, a nossa última apresentação.

Será feita uma homenagem ao Max no seu concerto, porque?

- Como disse, a  homenagem foi feita a convite de um festival, porque sabiam da minha admiração pela obra do Max e então por esse motivo convidaram-me para preparar um espectáculo. Depois convidei o André Santos para a direcção musical, e ele por sua vez convidou os restantes músicos, e formámos a banda e preparamos os temas. A recepção acho que tem sido boa e acho que até tem sido surpreendente. As pessoas ficam meio surpreendidas, porque muitas das músicas dele são conhecidos do público mas não as associavam ao Max. Por isso, este espectáculo também serve para esclarecer um bocadinho o público e para colocar o Max numa posição que eu acho que ele merece. 

Em que ponto é que está na sua carreira, em termos criativos?

A minha carreira é um comboio em andamento permanente. O processo criativo é algo permanente, estão sempre a surgir novas músicas, novos projectos e, por isso, é uma questão mais de gestão do que propriamente de falta de coisas para fazer.

Temos este projecto do Max, tenho um disco que se chama 'Cidade', com letras, músicas e produção do Miguel Araújo, e que será os nossos próximos concertos e que também esperamos apresentar aqui na Madeira também. Depois também tenho um disco que vai ser sair no próximo ano com um músico e guitarrista brasileiro, que é um grande amigo, que é o Yamandu Costa. O disco já está feito e é sobre um concerto que nós preparamos também para este ano. Temos tocado um pouco por todo o lado, mais fora do que propriamente em Portugal, mas queremos também tocar aqui.

Depois também há outros projectos pontuais que vão surgindo, de colaborações com outros artistas que vão sempre aparecendo, mas a prioridade será o disco 'Cidade' e o disco com o Yamandu da Costa, que se chama 'Prenda Minha'.

O público madeirense é ‘acolhedor’?

- Eu tenho tido boas experiências na Madeira. O público madeirense tem-me tratado muito bem e espero que continue assim.

Também tenho óptimas memórias da ilha. Tenho sempre algum tempo para visitá-la. Desta vez não, porque será um bocadinho 'toca e foge', de chegar, tocar e vir embora no outro dia, mas há sempre oportunidade para conhecer algum bom restaurante, que é a minha prioridade quando chego aos sítios e também de fazer uns passeios e caminhadas.

Que mensagem deixa aos fãs madeirenses?

- A mensagem que deixo é de agradecer a ida aos nossos concertos e esperança de que gostem deste concerto que temos para apresentar agora.

Vídeo com excerto do concerto 'Recordar Max' de Zambujo no Teatro Baltazar Dias

O evento musical, que se realizou na noite de quarta-feira no âmbito da Feira do Livro do Funchal, teve direção artística do madeirense André Santos

DIÁRIO dá prémios no Summer Opening

O ‘Summer Opening 2023’, que este ano conta com um cartaz incrível e, como tal, o DIÁRIO não poderia deixar de acompanhar um dos maiores festivais da Região e convidar os ‘festivaleiros’ a capturar as fotografias mais criativas. Aquela que reunir mais ‘gostos’ será premiada, sendo que os participantes deverão publicar, sem condicionar o público, na sua rede social Instagram, com a hashtag #dnoticiaspt. O prémio será anunciado posteriormente, aquando da contagem final dos ‘gostos’, até dia 27 de Julho.

Horário das actuações desta 3.ª noite do Summer Opening:

Detentores da pulseira de acesso ao Summer Opening vão poder viajar de graça nos Horários do Funchal

Os detentores da pulseira de acesso ao recinto do festival Summer Opening, vão poder viajar gratuitamente na rede urbana de transportes públicos do Funchal, em resultado de uma parceria entre a empresa Horários do Funchal (HF) e a organização do evento.

Informações úteis a reter:

- Evita filas! Levanta a tua pulseira nas lojas MEO e na bilheteira do parque nos dias do evento a partir das 15 horas;

As pulseiras servirão também para fazer compras nos bares ou espaço de restauração que estarão disponíveis no local. Para tal deverá ser feito um carregamento através de MBWAY ou com dinheiro/cartão multibanco nos locais disponíveis para o efeito dentro do recinto. No final do evento, o dinheiro não utilizado poderá ser recuperado nos locais de carregamento;

- Portadores da pulseira do SO23 têm transporte gratuito nos Horários do Funchal a partir das 16 horas dos dias do evento;

- Estacionamento no La Vie disponível até às 3h00 nos dias do evento;

- Proibida a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos;

- Proibido entrar com comida ou bebida;

Proibidas máquinas fotográficas profissionais, artigos de vidro, lanternas e lasers;

- Existe serviço de bengaleiro e zona de mobilidade reduzida;

Ouça algumas das canções que vão ecoar nesta 10.ª edição:

Batidas do Summer Opening 2023 já se fazem ouvir no Parque de Santa Catarina

Já arrancou mais um ano do Festival Summer Opening, numa edição especial de quatro dias que celebra os 10 anos deste evento, que é uma verdadeira festa de tributo ao Verão, e que contagia sempre milhares de pessoas, especialmente os mais jovens.

Fotos ilustram ambiente vivido no segundo dia do Summer Opening

Festival está a decorrer no Parque de Santa Catarina

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 10h30 - CDU organiza iniciativa sobre direito ao transporte marítimo de passageiros, com a presença de Edgar Silva, na entrada para o Porto do Funchal;

- 11h00 - Iniciativa política do JPP com intervenção política de Élvio Sousa, na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 11h00 - Pedro Fino visita as obras de Reabilitação das Fachadas e Zonas Comuns do Conjunto Habitacional de São Gonçalo I

- 12h00 - Apresentação da 36.ª Semana Gastronómica de Machico, no salão nobre da Câmara Municipal de Machico;

- 15h00 - Pedro Fino visita a Praia da Alagoa, no Porto da Cruz, empreendimento da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento;

- 15h30 - Conferência de imprensa do PS, na estrada atrás do Aeroporto da Madeira, junto ao posto de abastecimento de combustível;

- 15h30 às 20h00 - Nuno Melo na Madeira para festejar o 49.º aniversário do CDS
                                        15h30 - Chegada ao Aeroporto Internacional do Funchal
                                        16h30 - Visita à empresa Justino’s no Parque Empresarial da Cancela
                                        18h00 - Visita à vila de Câmara de Lobos
                                        20h00 - Jantar de aniversário do CDS-PP no Restaurante 'O Lagar'

- 16h30 - Cerimónia de entrega de diplomas aos finalistas do curso de Enfermagem, com a presença de Pedro Ramos, na Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny;

CURIOSIDADES:

Este é o ducentésimo segundo dia do ano. Faltam 163 dias para o termo de 2023

EFEMÉRIDES: 

1542 - O Papa Paulo II institucionaliza a Inquisição.

1773 - Clemente XIV dissolve a Companhia de Jesus. A ordem dos jesuítas será restaurada em 1814 por Pio VII.

1899 - Nasce o escritor Ernest Miller Hemingway, no Estado de Illinois, EUA, autor de "Adeus às Armas", Prémio Nobel da Literatura em 1954.

1969 - Os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. regressam à Apollo 11, depois da primeira descida na Lua.

1970 - Início das negociações para a adesão do Reino Unido à CEE.

1997 - Violentas inundações na Europa Central provocam a morte de 107 pessoas.1998 -- Morre, aos 74 anos, Alan Shepard, o primeiro norte-americano no espaço (1961) e um dos primeiros doze homens a pisar solo lunar (1971).

2002 - Revelação da fraude financeira da empresa norte-americano de telecomunicações Worldcom.

            - Michael Schumacher conquista o quinto título no Campeonato Mundial de Condutores de Fórmula 1, no Grande Prémio de França, igualando o recorde de Juan Manuel Fangio.

2003 - O Supremo Tribunal de Justiça confirma a prescrição do chamado "caso" Leonor Beleza 

2004 - O astrofísico britânico Stephen Hawkins reconhece a necessidade de revisão da chamada teoria dos buracos negros.

2005 - Quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia recupera quatro bombas, transportadas em mochilas.

2007 - Portugal e Espanha assinam um protocolo de cooperação na prevenção e investigação da criminalidade organizada, terrorismo, tráfico de pessoas e estupefacientes, corrupção e criminalidade económica, bem como nos crimes ambientais, designadamente os incêndios florestais.

2008 - O Ministério Público decide arquivar o inquérito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e levantar a condição de arguido aos pais da menor e a Robert Murat. A Procuradoria-Geral da República ressalva a possibilidade do processo poder vir a ser reaberto caso surjam "novos elementos de prova", por iniciativa do Ministério Público ou "a requerimento de algum interessado".

          - As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva sobem ao top-200 do "ranking" do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo.

        - Realiza-se em Guantánamo o primeiro julgamento por crimes de guerra promovido pelos Estados Unidos desde o fim da II Guerra Mundial. No banco dos réus sentou-se o antigo motorista de Bin Laden.

2011 - Os líderes da Zona Euro alcançam um acordo sobre um segundo plano de resgate grego, num total de 160 mil milhões de euros, que prevê uma participação de cerca de 50 mil milhões dos credores privados da Grécia.

         - O vaivém norte-americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, aterra no Centro Espacial Kennedy, depois da sua última missão no espaço que conclui um programa de 30 anos.

2013 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva anuncia, numa declaração ao País, que decidiu manter o Governo PSD-CDS em funções. Explicou que, não tendo sido possível um compromisso de salvação nacional, a melhor alternativa é a continuação em funções do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

2017 - Morre, aos 71 anos, John Heard, ator norte-americano conhecido pela sua participação nos filmes "Sozinho em Casa", em que desempenhava o papel de pai da personagem principal, bem como nas séries televisivas "Os Sopranos e "Miami Vice".

2020 - O Conselho Europeu aprova, ao quinto dia de uma das cimeiras europeias mais longas da história, um acordo para retoma da economia comunitária pós-crise da covid-19, num pacote total de 1,82 biliões de euros.

2022 - O Banco Central Europeu (BCE) anuncia que vai proceder a um aumento de 50 pontos base das suas três taxas de juro diretoras, o primeiro aumento em 11 anos.

PENSAMENTO DO DIA:

Cada um parece uma criança, num baloiço lasso, segurando a infância além do tempo  Hart Crane (1899-1932), poeta norte-americano