Rali Vinho da Madeira Madeira

Futura ligação em VE pode não ser suficiente para devolver a PEC da Boaventura ao Rali

Albuquerque não esclarece se haverá ligação (túnel) alternativa inter-freguesias

None

O presidente do Governo Regional espera que dentro de alguns anos, assim que esteja concretizada a prometida ligação em via expresso (VE) entre o Arco de São Jorge e a Boaventura, a organização do Rali Vinho Madeira (RVM) volte a incluir a ‘excluída’ classificativa (PEC) entre a Boaventura e as Cabanas. Desejo manifestado esta tarde, em São Vicente, à margem de inauguração.

Contudo a satisfação deste desejo poderá estar (muito) dependente da solução que o Governo Regional vier a implementar na ligação entre as duas freguesias, actualmente assegurada através do túnel Eng.º Duarte Pacheco. Caso a opção da futura via expresso passe por aproveitar/alargar o referido túnel em vez de construir novo túnel exclusivo para a via expresso, o argumento que este ano colocou de fora a classificativa da Boaventura (não haver estrada alternativa) manter-se-á, além de ser pouco expectável a realização de PEC em troço classificado de VE.

O DIÁRIO questionou Miguel Albuquerque sobre o figurino do futuro troço da VE entre o ‘Arco’ e a Boaventura, nomeadamente no que ao atravessamento em túnel diz respeito, mas o governante não esclareceu.

Alegou que para já decorre o “ajustamento técnico dessa obra”, para garantir apenas que essa nova via “terá que dar cumprimento a aqueles que têm sido os padrões das vias rápidas. O que for possível aproveitar nós aproveitamos”, de modo a evitar redundâncias, sem, contudo, se referir especificamente ao caso do túnel. Para Albuquerque, nesta obra a lançar no futuro, “o mais importante será os dois viadutos que atravessarão a Boaventura”, disse.

Quanto à exclusão da emblemática PEC da Boaventura desta edição do RVM, apesar de lamentar que uma das mais bonitas classificativas tenha ficado de fora, disse compreender as razões da organização em salvaguardar as questões “de segurança e de emergência” e, consequentemente, minorar o risco.

Só espera que concluída a obra da VE possam haver condições para que a PEC da Boaventura volte a constar no figurino do RVM.