5 Sentidos

Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula desloca-se aos Açores

None

O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula estará no arquipélago dos Açores, entre 21 de Julho e 2 de Agosto, a participar em 2 intercâmbios culturais; na Ilha do Pico ( 21 - 25 Julho) e São Miguel (25 Julho - 2 Agosto). 

Na ilha do Pico, o frupo irá actuar no concelho da Madalena no âmbito das Festas de Santa Maria Madalena e em São Roque do Pico na abertura das grandes festas, intituladas 'Cais de Agosto'. O grupo de Gaula está em intercâmbio com o Grupo Folclórico da Casa do Povo das Bandeiras - Ilha do Pico, que no próximo ano irá se deslocar à Madeira a convite deste grupo. 

Já em São Miguel, o grupo de Gaula irá terminar o intercâmbio com o Grupo Folclórico Ilha Verde iniciado em 2019 com a vinda do grupo micaelense à Madeira, sendo agora a vez do Grupo de Gaula se deslocar a São Miguel. 

Nesta ilha, o grupo irá actuar no Festival de Folclore Ilha Verde a ser realizado em Ponta Delgada dia 28 de Julho, sendo este o ponto alto do intercâmbio e irá também realizar apresentações noutros pontos da ilha de São Miguel ( Noite de Folclore em Água Retorta e na Freguesia das Furnas - Festas de Sant'ana e também irá realizar uma atuação no Hotel Terra Nostra). 

Para esta deslocação ao exterior o grupo viaja com 32 dos 50 elementos afectos à associação, sendo que os restantes ficam na Madeira a assegurar as actuações que o grupo mantém diariamente em unidades hoteleiras. 

O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula foi fundado em 1978 e está sob a direcção de Manuel Sena. O Grupo completa em Setembro 45 anos de atividade. 

O principal objectivo é preservar e divulgar a cultura da terra que o viu nascer - Gaula. 

Ao longo dos anos o grupo tem vindo a realizar diversos intercâmbios culturais, bem como um trabalho de investigação e recolha no âmbito dos trajes, danças e cantares assim como reconstituições etnográficas. 

No próximo dia 25 de Agosto terá lugar o 'Baila que Baila 2023' - 4º Festival de Folclore de Gaula, uma organização do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula em parceria com a Casa do Povo de Gaula, contando com os apoios governamentais (Governo Regional, Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia de Gaula, Casa do Povo de Gaula e Paróquia de Gaula). Para este festival, Gaula receberá Grupos regionais, um grupo oriundo da Lituânia (em intercâmbio com o Grupo de Folclore da Boa Nova) e o Rancho Folclórico do Centro Social Desportivo e Cultural de Outeiro - Viana do Castelo que vem à Madeira a convite do Grupo de Gaula, uma vez que em maio passado o Grupo de Folclore de Gaula visitou Viana e participou no Festival de Folclore de Outeiro, organizado por essa instituição.