Madeira

Empresa espanhola vai instalar o sistema dos radares no Aeroporto da Madeira

O fornecimento e instalação do sistema terá um custo perto de 3 milhões e um prazo de execução de 820 dias, ou seja, mais de dois anos

None

NAV Portugal diz esperar dar um "contributo muito significativo para a melhoria da operacionalidade" do aeroporto

A empresa espanhola 'DTN Services and Systems Spain' é a entidade que vai proceder ao fornecimento e instalação do sistema dos radares no Aeroporto da Madeira.

No dia 15 de Junho de 2022, a NAV Portugal  publicou, em Diário da República, o anúncio de concurso público para o fornecimento e instalação de um sistema para detecção e alerta de turbulência e 'wind shear' no Aeroporto da Madeira, com um valor base de 3,5 milhões de euros.

Aberto concurso para a aquisição dos radares do Aeroporto da Madeira

Secretaria de Turismo satisfeita com o anúncio e espera que o processo seja rápido

Passado mais de um ano, é agora anunciada que a intervenção foi atribuída à entidade com sede em Sevilha, que apresentou um melhor projecto face às empresas concorrentes: a Telescan - Telecomunicações e Sistemas (Portugal), a Vaisala Oyj (Finlândia) e a GAMIC GmbH (Alemanha). Assim, com um custo de 2 milhões e 793 mil euros, a que acrescerá o preço do IVA, a entidade adjudicatária terá 820 dias, ou seja um prazo de cerca de 2 anos, para concluir a instalação dos radares no Aeroporto da Madeira.

Este projecto intitulado 'Mad Winds' tem como objectivo equipar o Aeroporto da Madeira com este sistema para que permita identificar, localizar e, desejavelmente, prever a evolução destes fenómenos a muito curto prazo.

No documento, a NAV Portugal explica que por entender "que este tipo de informação possa ser obtido tanto em condições de tempo seco como em condições de humidade ou chuva, o Sistema a fornecer e a instalar, cuja cobertura deverá, desejavelmente, abranger a CTR (Zona de Controle) da Madeira, integrará um subsistema LIDAR e um subsistema RADAR Meteorológico a operar na Banda X".

Espera-se que o futuro Sistema proporcione um conhecimento efectivo das condições de vento que estão a ocorrer e, consequentemente, constitua um suporte nas tomadas de decisão sobre as condições de operação, aumente a confiança nas operações e permita melhorar a gestão do tráfego aéreo, das companhias de aviação e aeroportuária. Ao instalar este Sistema no Aeroporto da Madeira, a NAV Portugal espera dar um contributo muito significativo para a melhoria da operacionalidade desta infraestrutura de tão grande relevância para a Região Autónoma da Madeira. NAV Portugal