5 Sentidos

Mercado Quinhentista "merece um apoio importante da parte do Governo Regional"

Executivo apoiou esta edição do evento com 18 mil euros; Câmara de Machico contribuiu com 100 mil

Já está oficialmente aberto o XVI do Mercado Quinhentista de Machico, que decorre de 2 a 4 de Junho, com o tema ‘Tristão das Damas’.

O presidente do Governo Regional, acompanhados dos secretários da Educação e do Turismo a da Cultura, o presidente da Câmara Municipal de Machico, presidente do conselho directivo da Escola Básica e Secundária de Machico e demais representantes da organização do evento foram ‘escoltados’ pela Milícia de Machico, num cortejo com cerca de 150 figurantes que saiu do edifício dos passos do concelho rumo ao palco principal do evento, no Largo da Praça, abrindo assim as hostes do evento.

As entidades percorreram depois as várias ‘barraquinhas’ – ao som do rufar dos tambores, flauta e gaita-de-foles – apreciando as recriações das artes e ofícios tradicionais da época medieval. ‘Marchavam’ em “sintonia”, ou assim pelo menos o deu a entender Ricardo Franco.

O presidente da Câmara Municipal de Machico não fecha, porém, a porta a mais apoios governamentais, para que este evento nascido na primeira capital da Madeira.

“Este cartaz fala por si e merece, sem dúvida, um apoio importante da parte do Governo Regional”, disse o autarca aos jornalistas.

“Quanto mais o Governo Regional apoiar, menos a Câmara tem necessidade de apoiar”, acrescentou em tom de brincadeira, garantindo que para já há paz entre município e Governo Regional.

Por seu turno, Miguel Albuquerque mostrou-se contente por participar nesta “maravilhosa festa que é organizada pela escola de Machico”.

“O Governo, obviamente, tem feito a divulgação deste evento como um dos eventos do calendário regional de actratividade turística em conformidade com aquilo que tem sido também a orientação e o apoio da câmara”, frisou o líder do executivo madeirense.

Questionado sobre se pondera efectivamente aumentar a verba destinada a apoiar o Mercado Quinhentista, Albuquerque admitiu fazê-lo “se for preciso”.

“O apoio é sempre ponderado. Neste momento apoiamos em cerca de 18 a 20 mil euros, mas se for preciso à medida que vai crescendo este evento, nós vamos continuar a apoiar porque isto é do interesse do local e, sobretudo é uma amostragem daquilo que as nossas escolas estão a fazer em todos os campos”, declarou.

“É um evento a manter e a reforçar e a fazer ainda mais promoção”, acrescentou Albuquerque, referindo ainda que já há agentes turísticos que vêm aqui e trazem aqui as respectivas excursões.

O presidente do Governo Regional deixou ainda um convite a “todos os madeirenses” para que vão “visitar, nos próximos três dias, este magnífico evento de recriação de uma feira medieval”.

Veja  também as fotos da abertura: