Fact Check Madeira

É verdade que em ano eleitoral o GR promete túnel entre Curral e o Jardim da Serra?

None

Ontem, durante a Festa da Cereja, a população do Jardim da Serra voltou a ouvir que o Governo Regional "trabalha" num acesso à freguesia do Curral das Freiras. O secretário regional do Equipamento e Infraestruturas representou Miguel Albuquerque e anunciou que o projecto “será apresentando no próximo ano” e nesse instante aqueles que escutavam o governante comentaram em surdina que esta promessa surge sempre em ano eleitoral, ou seja o túnel entre o Curral ao Jardim da Serra serve de ‘bandeira’ por altura de ano eleitoral. Será que assim é? Será que tem uma mensagem de propaganda eleitoral? 

Em bom rigor a empreitada é uma velha aspiração, aliás o presidente da Junta de Freguesia da localidade nas palavras que proferiu considerou ser “uma ansiedade” de quem reside na terra e também uma impaciência das gentes do Curral das Freiras.

Confirma-se o sentimento.

Manuel Salustino, presidente da Junta do Curral das Freiras, que ontem estava no palco a ouvir as palavras do seu homólogo, reclama a ligação desde… 2015. Já lá vão oito anos.

A primeira vez que falou do assunto foi numa inauguração de uma estrada municipal, no Colmeal de Cima. “Era um domingo”, disse-nos esta manhã ao telefone atestando a declaração proferida. Nesse domingo de 2015, Miguel Albuquerque dava os seus primeiros passos enquanto presidente do Governo. Portanto, na 'ressaca' de uma vitória eleitoral.

Mas terá sido Salustino o primeiro autarca a falar desta ligação? E a resposta é... não, não foi.

Recuando no tempo, em Setembro de 2009, um mês antes de eleições autárquicas, Arlindo Gomes, na condição de edil mas também de recandidato a presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos dava conta ao Jornal da Madeira em querer, com o apoio do Governo, avançar com a construção da via de ligação ao Curral das Freiras, através de túnel entre a Via Expresso do Jardim da Serra e os sítios do Lombo Chão e da Seara Velha.

O social-democrata chegou a manifestar a importância da ligação em reuniões entre executivos camarários e do governo de Alberto João Jardim. Foi à conta deste anúncio que teve um bom registo nas duas freguesias? Dificilmente se saberá, a verdade é que o PSD-M, longe de imaginar que viriam coligações com o CDS, conseguiu obter 44,11% dos votos no Jardim da Serra e 54,1% no Curral das Freiras.

À parte disso, no arquivo da RTP-M, a estação pública chegou a anunciar que Miguel Albuquerque pretendia apresentar o projecto em Setembro deste 2018. Também em 2018, durante a Festa da Castanha, à população residente, Pedro Calado, na qualidade de ‘vice’ de Albuquerque afirmou que a ligação via túnel, entre o Curral das Freiras e o Jardim da Serra, “é um compromisso do Presidente do Governo Regional com o Povo do Curral das Freiras, pelo que o projecto da empreitada ficará concluído até ao final de 2019”, ano de eleições. Mais recentemente, o projecto ganhou impulso 

documents/Gravacao_nova_8_IXasAvJ.m4a
documents/Gravacao_nova_7_MfYkkaI.m4a
documents/Gravacao_nova_6.m4a

Face ao histórico de promessas e declarações, algumas proferidas depois de actos eleitorais, mas a maioria das quais em períodos muito próximos, fica a nítida sensação que a classe política ‘joga’ com o calendário eleitoral reavivando a empreitada que permitirá com que os automobilistas não tenham que sair do concelho para chegar ao destino final.