Mundo

Nova Iorque aprova salário para trabalhadores de aplicações de entrega de comida

Foto Kathy images/Shutterstock.com
Foto Kathy images/Shutterstock.com

Os estafetas de Nova Iorque, Estados Unidos, que trabalham para aplicações de telemóvel de entrega de comida, como Ubereats, Doordash e Grubhub, vão passar a cobrar a partir de segunda-feira 17,96 dólares (16,66 euros) à hora.

Uma nova lei, ontem aprovada pelo município nova-iorquino e que abrange cerca de 60 mil trabalhadores, prevê que a partir de 01 de abril de 2025 o aumento salarial se estenda para 19,96 dólares (18,52 euros) à hora.

Este montante representa, no entanto, uma redução face ao plano inicial, que previa que estes trabalhadores, que têm os meios de transporte a seu cargo, fossem pagos com 23,82 dólares (22,10 euros) à hora.

Apesar disso, dezenas de estafetas, na sua maioria latino-americanos, concentraram-se em frente à sede do município para celebrar a medida há muito reclamada.

A lei estabelece que o salário pago deve incluir tanto o tempo de entrega como o tempo em que o estafeta fica a aguardar um novo pedido.

Atualmente, o "salário" pago a estes trabalhadores resume-se às gorjetas dadas pelos clientes.

"O novo salário mínimo (...) garantirá que estes trabalhadores e as suas famílias podem ganhar a vida, ter uma maior estabilidade económica e contribuir para que a lendária indústria da restauração da nossa cidade continue a prosperar", afirmou o presidente da Câmara de Nova Iorque, Eric Adams, em conferência de imprensa.

Para o cálculo do valor pago por hora foi tido em conta que os estafetas que trabalham para aplicações de telemóvel são considerados trabalhadores independentes, pelo não têm acesso a seguro de compensação laboral, pagam do seu bolso as despesas que fazem e contribuem mais para a Segurança Social e seguros de saúde.