5 Sentidos

Dois portugueses nomeados para prémios de melhores museus do ano hoje entregues

None

Os prémios dos melhores museus europeus do ano vão ser hoje entregues, numa cerimónia em Barcelona, que representa o culminar de quatro dias de reunião do Fórum Europeu dos Museus.

Os dois principais galardões são o prémio de Museu Europeu do Ano e o Prémio Museu do Conselho da Europa, que são atribuídos desde 1977.

Este ano, há duas instituições portuguesas entre os 33 nomeados: a Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e o Museu de Lagos -- Dr. José Formosinho.

Criado para reconhecer a excelência no setor museológico europeu e promover processos inovadores e de excelência, o prémio é atribuído desde 1977, data da fundação do Fórum Europeu dos Museus, criado pelo Conselho da Europa.

O Prémio Museu Europeu do Ano distingue anualmente várias áreas do trabalho do setor museológico, desde a inclusão, relação com a comunidade e ambiente.

Além dos galardões principais, são também atribuídos os prémios "Museu Portimão de Acolhimento, Inclusão e Pertença", "Museu Meyvaert de Sustentabilidade Ambiental", "Silletto de Participação e Empenhamento Comunitário" e "Kenneth Hudson", este último criado pelo fundador dos prémios, para distinguir a coragem institucional e a integridade profissional.

Em 2013, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha conquistou o prémio Kenneth Hudson, enquanto o Museu de Leiria venceu o prémio Silletto em 2017.

Nunca um museu português venceu a categoria principal, mas o prémio Conselho da Europa já foi atribuído a espaços nacionais por duas ocasiões: o Museu da Água, em Lisboa, em 1990, e o Museu de Portimão, em 2010.

Vários museus nacionais receberam menções especiais ao longo das décadas.