5 Sentidos

Teresa Freire apresenta exposição 'Drag Show e a Identidade de Género'

None

Teresa Freire apresentou esta sexta-feira a sua exposição "Drag Show e a Identidade de Género" no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias.

A exposição integra o projeto ‘Impulso’, uma iniciativa anual da Câmara Municipal do Funchal que pretende dar apoio a jovens artistas entre os 18 e os 25 anos, para que estes possam ter um espaço para desenvolver os seus primeiros projetos artísticos e profissionais em nome próprio.

Esta é a primeira exposição em nome próprio desta estudante de artes visuais da Universidade da Madeira. A artista integra o Coletivo Quimera, um coletivo formado por mais 5 artistas: Francisca Mata, Thomaz Moreira, Joana Santos, Leandro Jesus e Lara Campos que realizaram a exposição “Quem conta um conto acrescenta um ponto” na Galeria Anona e “Ocupa o Teu lugar” no Teatro Municipal Baltazar Dias, no âmbito das comemorações dos 135 anos do Teatro.

Esta exposição, que decorre até o dia 1 de junho, procura abordar questões de identidade e pertença na sociedade, identidade de género e sexualidade, bem como direitos humanos. Isto por Teresa Freire, cujo nome artístico é Natureza, considerar importante lutar contra a discriminação e a violência com base na orientação sexual, identidade/expressão de género ou características sexuais.  

No dia 20 de maio, pelas 16 horas, decorrerá uma performance “Construção” de La Aura.  Esta é uma personagem criada por Zacarias Gomes, formado em teatro pela Universidade do Minho, que desenvolve trabalhos na área artística como criador e performer. Os seus trabalhos artísticos abordam temas políticos e sociais. Desde 2019, cria a personagem La Aura, drag queen, que usa como bastião contra a discriminação da comunidade LGBTIQA+ e que criou em homenagem à sua avó Laura. A criação desta personagem surgiu da vontade de Zacarias Gomes poder dizer tudo o que pensa sem os filtros impostos pela sociedade.