5 Sentidos

'Portugueses no Hawai' lançado em Honolulu

O autor do livro, Nelson Ponta-Garça, Tylor dos Santos, vereador da Câmara de Honolulu, e o empresário Danny Abreu. 
O autor do livro, Nelson Ponta-Garça, Tylor dos Santos, vereador da Câmara de Honolulu, e o empresário Danny Abreu. 

A primeira apresentação do livro ‘Portugueses no Hawai - a historia de gerações’, de Nelson Ponta-Garça, é hoje apresentado em Honolulu, na ‘Mission Theater’, no ano em que se comemora 145 anos da chegada dos primeiros madeirenses ao Hawai.

A obra será apresentada pelo descendente de madeirenses, cônsul honorário de Portugal no Hawai e vereador da Câmara de Honolulu, Tyler dos Santos, e pelo empresário de origem madeirense Danny Abreu, que suportou parte do livro que foi impresso no norte de Portugal.

O autor revelou que o livro foi impresso em Portugal de propósito, porque queria levar algo concluído no nosso país para recordar a primeira viagem de barco ocorrida em 1878, invocando a viagem a bordo do ‘Priscilla’ por 120 madeirenses, desde o Funchal até Honolulu, no Hawai.

Nelson Ponta-Garça referiu que a obra foi publicada em bilingue, português e inglês e surgiu após um documentário realizado há cerca de cinco anos com o mesmo nome do livro.

Nota de Albuquerque

O livro conta com uma nota de abertura do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, onde refere que “ao Hawai, os madeirenses chegaram também, uma ilha que, como a Madeira, tem condições climatéricas e onde fomos acolhidos sem preconceitos. Por lá singraram e foram deixando um pouco da nossa sabedoria. Deixaram marcas indeléveis da nossa cultura consoante se iam aculturando também”.

O governante refere ainda que não só na agricultura como na Cultura. Na Música e dança com o nosso Folclore, de ritmo alegre e coreografado e com a introdução ‘Braguinha’, levada para o Hawai pelas mãos do madeirense João Fernandes, e que foi renomeado como ‘Ukelle’ pela terra que o acolheu.

Para além da nota do governo madeirense, o livro conta com uma nota do presidente Regional dia Açores, do Secretário das Comunidades Portugueses e do cônsul honorario de Portugal no Hawai.

A obra contou com o apoio da Governo Regional da Madeira e do Instituto de Camões e da família Danny Abreu.