Comunidades Madeira

Cafôfo procura realizar "pontes de cooperação institucional"

O secretário de Estado das Comunidades inicia hoje ronda de contactos oficiais na Região

None

O secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, quer realizar "pontes de cooperação institucional" na ronda de contactos oficiais que vai manter até sábado na Região.

Cafôfo espera que concertar as políticas que dizem respeito às comunidades com as diversas instituições regionais, nomeadamente Assembleia, Governo Regional e câmaras municipais.

À saída da reunião com o Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto, manifestou ainda o desejo de ver a TAP incluir a Madeira na rota de e para a Venezuela.

O Secretário de Estado das Comunidades entende que a dimensão da comunidade madeirense radicada no país sul americano justifica que, nas ligações aéreas entre Lisboa e Caracas, haja escala na Madeira em pelo menos alguma das ligações aéreas.

Em visita oficial com "a mssão de ligar Portugal à Diáspora", Cafôfo diz que "a principal missão aqui na Região será de articulação, de cooperação institucional, fundamental para que estes nosso compatriotas se sintam apoiados nas mais diversas esferas do poder".

As principais preocupações junto das comunidades estão na Venezuela e em África do Sul, e em particular nas áreas da capacitação social e das necessidades económicas.

Destaca por isso as políticas de apoios para os emigrantes carenciados e idosos, onde só na Venezuela já foram "investidos mais de 2 milhões de euros neste tipo de apoios". Acresce que este ano estão alocados "quase um milhão de euros para o apoio ao associativismo", destacou.