Mundo

Forças israelitas matam palestiniano e ferem outro na Cisjordânia ocupada

Foto Mohammad Alhaj/Shutterstock.com
Foto Mohammad Alhaj/Shutterstock.com

Forças israelitas mataram um palestiniano e feriram um outro em confrontos desencadeados por uma nova incursão militar em Nablus, cidade no norte da Cisjordânia ocupada, avançou hoje o Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana.

"Saleh Muhamed Saleh Sabra, de 22 anos, morreu devido a disparos de balas no peito durante o ataque israelita a Nablus nesta manhã", referiu o ministério. Outro homem foi "ferido por balas" no mesmo incidente, acrescentou.

O exército israelita disse ter realizado uma operação na cidade de Nablus para preparar a demolição da casa de um suspeito de um ataque armado que deixou dois israelitas mortos em fevereiro na área.

"Durante a operação, os suspeitos atiraram pedras e dispararam contra soldados que responderam com munição real", disse o exército em comunicado, confirmando que uma pessoa foi atingida.

As autoridades israelitas têm como política destruir as casas das famílias dos palestinianos acusados de atividades terroristas, uma ação criticada por organizações de direitos humanos como "punição coletiva".

Numerosas tropas israelitas "atacaram Nablus de várias frentes e confrontos violentos aconteceram no campo de refugiados de Askar e no bairro residencial da cidade", disse a agência oficial de notícias palestiniana Wafa.

A Cisjordânia ocupada vive a maior vaga de violência desde a Segunda Intifada (2000-2005). Desde o início do ano, 116 palestinianos morreram em incursões militares israelitas na região, incluindo 20 menores, e outras 19 pessoas, incluindo três menores, morreram do lado israelita.

As incursões na Cisjordânia ocupada ocorrem após a calma ter regressado à Faixa de Gaza, que viveu uma escalada de cinco dias de ataques entre Israel e as milícias palestinianas.

Em 09 de maio, o exército israelita bombardeou alvos da Jihad Islâmica no enclave, aos quais a milícia respondeu com inúmeras rajadas de foguetes.

Nesta escalada, 33 pessoas morreram em Gaza, incluindo pelo menos 15 civis, seis deles crianças. Em Israel, duas mortes foram registadas: uma idosa cujo apartamento foi atingido por um foguete e um palestiniano que levava o seu rebanho a pastar perto da Faixa de Gaza.