Mundo

Edifício em Belgorod atingido por explosão de projétil de avião militar russo

None
FOOT EPA/BELGOROD GOVERNOR VYACHESLAV GLADCOV TELEGRAM CHANNEL

Os moradores de um prédio na Rússia foram retirados após este ter sido atingido pela explosão de um projétil de um avião militar russo em Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, afirmaram hoje as autoridades locais.

"A evacuação [do edifício] foi supervisionada por especialistas do Ministério para Situações de Emergência", declarou o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.

Devido à explosão, ocorrida na noite de quinta-feira, uma mulher ficou ferida na cabeça e foi hospitalizada "em estado considerado de gravidade moderada". Outra mulher sofreu queimaduras, mas se recusou a receber cuidados no hospital.

O governador acrescentou hoje que uma idosa precisou também ser hospitalizada devido a uma crise de hipertensão e está sob observação médica.

A força da onda de choque foi tamanha que um carro que estava estacionado próximo do local da explosão foi parar ao telhado de um prédio próximo.

O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um comunicado à imprensa afirmando que a explosão foi causada por um projétil de um avião de guerra russo.

"Em 20 de abril de 2023, aproximadamente às 22:15, horário de Moscovo (20:15 em Lisboa), durante um voo da aeronave Su-34 das Forças Aeroespaciais sobre a cidade de Belgorod, ocorreu um lançamento anormal de munição do avião", referiu o ministério russo.

A tutela instaurou uma investigação para esclarecer as causas do incidente.