Madeira

Cerca de 30 mil euros para a sala do futuro da escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 15h30, a sala do futuro da escola Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, no Carmo, em Câmara de Lobos, um investimento de cerca de 30 mil euros.

Estas salas pretendem promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica.

Segundo nota enviada pela Presidência do Governo, o "design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades".

Já existem 29 salas do futuro instaladas nas escolas da Região, mas ao abrigo do PRR o Governo Regional pretende alargar a implementação de mais espaços deste género nas restantes escolas de 2.º. 3.º ciclo e secundárias e dar início à sua implementação nas escolas de 1º ciclo.

Este é um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Foram instalados nesta sala os equipamentos “habituais”: mobiliário flexível e adequado a atividades praticas e inovadoras; painel interativo; impressora 3D; kits de ciências, electrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.