5 Sentidos

Nove alunos do Conservatório integram o estágio em Braga

None

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira encontra-se a participar, com nove dos seus alunos, no XX Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (OJ. COM).

Nove alunos do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira encontram-se a participar no 'XX Estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Músicas' (OJ. COM), uma iniciativa que se realiza em Braga, até ao próximo dia 18 de Abril, juntando vários estudantes de música do continente e das ilhas.

Nesta oportunidade única para os jovens músicas desenvolverem as suas duas habilidades e talentos musicais, a Madeira está representada com nove alunos do Conservatório, que são instrumentistas de contrabaixo, violoncelo, viola d'arco e violino.

O estágio culminará com dois concertos únicos, o primeiro em Braga (Theatro Circo), no dia 16 de Abril, e o segundo em Guimarães (Centro Cultural de Vila Flor), no dia 17 de Abril. Sob a regência do maestro Jan Wierzba, os jovens vão apresentar no programa obras de F. Branco, A. Copland e N. Rimsky-Korsakoff, resultado do trabalho realizado durante todo o estágio.

Anualmente, os alunos participantes são seleccionados, nos vários conservatórios convidados, pelos maestros que assumem as direcções artísticas das suas orquestras académicas. A fase de estágio decorre no Conservatório que assume o papel de organizador do evento, sendo os ensaios de naipe assegurados pelos professores dessa instituição. O programa é sugerido pelo maestro convidado a orientar esta equipa de jovens, onde é incluída uma obra concertante para ser protagonizada pelo solista apurado através do concurso 'Jovem.COM ‘2023', de âmbito nacional, cujas provas finais se realizaram em Fevereiro, na Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga.

A Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música é uma das principais referências da música erudita em Portugal, cujo projecto, de carácter anual, tem como objectivo proporcionar um estágio de orquestra sinfónica aos alunos das escolas públicas do ensino da música. Esta iniciativa permite o intercâmbio nacional de jovens instrumentistas e a criação de uma orquestra verdadeiramente nacional, pois é composta por alunos dos diversos conservatórios públicos do país, proporcionando-lhes uma experiência única no sistema educativo nacional.