Madeira

Alunos dos cursos profissionais do Conservatório com manuais digitais

None

Os alunos do primeiro ano dos Cursos Profissionais do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, receberam esta quinta-feira, 9 de Fevereiro, 45 tablets com manuais digitais.

A sessão de entrega teve lugar no Salão Nobre do Conservatório. Na ocasião, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, destacou o facto de os tablets permitirem a exploração de um conjunto de competências digitais aplicadas às áreas artísticas, dando o exemplo da atribuição ter contemplado os alunos dos cursos de Instrumentista, Instrumentista de Jazz, Intérprete de Dança Contemporânea e Artes do Espectáculo – Interpretação e Animação 2D/3D.

Jorge Carvalho avançou que a partir deste ano lectivo, a utilização de manuais digitais será uma prática comum para todos os alunos que iniciarem um Curso Profissional no Conservatório.

Esta é uma aposta que fazemos na qualidade do ensino ministrado na região. Não temos dúvidas que, com este tipo de ferramenta, melhoramos de forma significativa o serviço que prestamos aos nossos alunos e à comunidade. As nossas escolas, também por esta via, ficam muito mais capacitadas para cumprir a sua missão. Por um lado, relativizamos papéis, canetas e tintas; por outro lado, potenciamos o acesso a um conjunto de informação que passa a estar disponível em qualquer momento e em qualquer lugar. Em suma, melhoramos as condições de aprendizagem. Jorge Carvalho, secretário regional de Educação 

O governante dirigiu palavras de incentivo aos alunos presentes: "Os vossos desempenhos profissionais acontecerão com muito suporte tecnológico e digital, por isso, quanto mais cedo estiverem preparados para esse desafio, mais sucesso atingirão com certeza".

Para já, os equipamentos electrónicos suportarão os manuais digitais das disciplinas da componente de formação sociocultural (Português, Língua Estrangeira, Tecnologias da Informação e Comunicação, entre outras) e aplicações da componente de formação técnica, mais direccionadas para a área artística de cada um dos cursos que fazem parte da oferta formativa do Conservatório (música, teatro, dança, multimédia e animação).