Madeira

Conservatório acolhe alunos e docentes da Finlândia, Estónia e Espanha

None

Ao abrigo do Programa Erasmus+, o Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, acolhe, entre os dias 7 e 28 de Fevereiro, 17 participantes advindos da Finlândia, Estónia e Espanha. A recepção oficial dos participantes acontece esta quarta-feira, pelas 10h30, no Salão Nobre do Conservatório, e contará com dois momentos musicais, interpretados por alunos do Curso Profissional Instrumentista, com acompanhamento executado por docentes dos cursos.

Este ano e durante o mês de Fevereiro, ao abrigo do Programa Erasmus+, o Conservatório irá receber 14 formandos instrumentistas e três formadores dos Conservatórios de Lahti e Helsínquia (Finlândia), da Escola de Música e Ballet de Tallinn (Estónia) e do Conservatório de Toledo (Espanha). Durante as três semanas, além das visitas culturais a diversos pontos da região, estes alunos de Erasmus terão aulas de instrumento, bem como duas horas semanais de língua portuguesa. Irão, também, integrar conjuntos musicais próprios e, alguns deles, participarão no Concerto de Carnaval da Orquestra Clássica da Madeira, a 19 de Fevereiro. Os restantes formandos irão actuar no concerto ‘United by Arts III’, previsto para o dia 26, que se irá realizar no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, pelas 17 horas. Será composto por música de câmara e jazz e os alunos convidados serão acompanhados por formadores dos cursos profissionais.

Há mais de 12 anos que o Conservatório tem vindo a evidenciar uma vasta experiência no âmbito dos programas europeus e relevantes competências na área da mobilidade estudantil, graças aos contactos que tem vindo a estabelecer, ao longo dos anos, com outras instituições europeias. Estes contactos têm facilitado o estabelecimento de parcerias, proporcionando aos formandos, que recebem e que enviam, experiências muito enriquecedoras com outras realidades/exigências e com outros profissionais das áreas artísticas. Conservatório 

Os três docentes que também integram o projecto, irão realizar actividades de 'job shadowing', ou seja, acompanhar outros formadores do Conservatório para terem contacto com o seu ambiente real de trabalho, metodologia, detalhes da sua prática lectiva, horários, actividades, etc.

Para além da troca de conhecimentos e da simbiose cultural que se cria entre os formandos locais e os participantes recebidos, a comunidade escolar terá a oportunidade de usufruir de workshops e aulas dadas pelos formadores vindouros (Finlândia e Estónia), que irão partilhar, não só, composições dos seus países, como as respectivas metodologias.

O Conservatório recebeu o certificado de Acreditação Erasmus+, no domínio do Ensino Profissional, em 2021 (válido até 2027), após um criterioso processo da Agência Nacional Erasmus+. Já no novo quadro, foi aprovado o financiamento, para o ano lectivo 22-23, que permitirá dar continuidade aos objectivos do projecto United by Arts (III): "Continuar a proporcionar aos seus formandos valiosíssimas oportunidades para a realização de projectos de mobilidade – autorização para 22 mobilidades; Possibilitar a experiência internacional para o staff (job shadowing), no campo do ensino das artes performativas, com vista à partilha de boas práticas e actualização de metodologias - autorização para 4 mobilidades; Dimensão europeia: Servir de referência enquanto entidade de acolhimento internacional".

O Conservatório está a ultimar os procedimentos para a realização das mobilidades dos alunos/formandos e docentes/formadores do Conservatório, que irão decorrer entre Março e Maio do presente ano, para todas as turmas finalistas dos cursos profissionais do Conservatório (música, dança e teatro) com destino a instituições de acolhimento com sede na Espanha, Estónia, Finlândia e Holanda.