Madeira

Chuva atingiu nível de aviso amarelo durante a madrugada

Precipitação mais significativa fez-se sentir nas Achadas da Cruz/Lombo da Terça (12,6 mm/1h)

None

Embora só a partir do meio-dia de amanhã, sexta-feira, a costa Sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira irão estar sob aviso amarelo para a precipitação, devido à previsão de aguaceiros que podem ser por vezes forte e acompanhados de trovoada, já hoje, de madrugada, ocorreu chuva significativa que atingiu valor a que corresponde o critério de aviso amarelo (12,6 mm/1h). Tal verificou-se no extremo Oeste da Madeira, mais concretamente na estação meteorológica das Achadas da Cruz/Lombo da Terça.

É o primeiro registo de precipitação em quantidade de aviso amarelo que ocorre neste mês de Fevereiro, e o quarto valor deste ano (3 de aviso amarelo, 1 de aviso laranja) em toda a rede de estações meteorológicas automáticas do IPMA no Arquipélago da Madeira (19 na Madeira, 1 em Porto Santo).

Os outros dois registos ‘no amarelo’ ocorreram logo no primeiro dia do ano – 1 de Janeiro -, em Santana (18,8 mm/1h) e na Bica da Cana (10,0 mm/1h). Em Santana nessa manhã de Ano Novo mais significativo ainda foi a chuva ter atingido quantidade de 40,7 mm/6h, valor já enquadrado no aviso laranja para o intervalo de 6 horas.

Temperaturas negativas há 17 dias consecutivos no Pico do Areeiro…

Em relação a valores extremos da temperatura do ar, a temperatura mínima registada já esta manhã no Pico do Areeiro foi de -0,5 ºC. São já 17 os dias consecutivos – desde o dia 24 de Janeiro – com temperaturas negativas a serem diariamente registadas na estação meteorológica mais alta da Madeira.

… e já vão em 14 dias com a possibilidade de queda de neve

Esta quinta-feira é também o 14º dia consecutivo em que a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira consta na previsão diária. Para os próximos dias, a possibilidade de queda de neve na Madeira só deverá ser interrompida no domingo, dia 12. Se assim for, serão 16 dias seguidos também marcados pela possibilidade de queda de neve, embora esta, e em quantidade pouco significativa, praticamente só tenha ocorrido no último domingo de Janeiro, dia 29.