Madeira

Cerdas promove exposição que dá a conhecer a Madeira no Parlamento Europeu

None

A exposição 'A Journey to Paradise' da autoria do fotógrafo português Joel Santos está patente no Parlamento Europeu como forma de "mostrar as potencialidades naturais ímpares do nosso arquipélago, mostrar que a Madeira e o Porto Santo são centros de oportunidades e de grandes talentos, como tenho vindo a defender neste Parlamento". A exposição é apresentada pela Académica da Madeira (União de Estudantes da Universidade da Madeira).

Sara Cerdas, na inauguração do certame, na terça-feira, destacou as enormes potencialidades das regiões ultraperiféricas e o trabalho contínuo que tem feito em prol das mesmas, procurando sempre junto das instituições europeias defender as suas particularidades e no terreno aproximar os madeirenses e porto-santenses da Europa.

“Dos principais atrativos que podem ser potencializados como imagens de marca, destaca-se o vasto oceano que banha toda a ilha, o clima ameno e o turismo de natureza, sendo que ⅔ da ilha são áreas de floresta protegida, onde se destaca a floresta Laurissilva. Se as políticas forem dirigidas nesse sentido, a Madeira tem imenso potencial para ser um destino verde e totalmente sustentável, perante toda a sua riqueza em natureza e biodiversidade”, referiu na sua intervenção.

Na mesma ocasião decorreu o lançamento da colecção 'Viagens da nossa terra', cujo primeiro volume 'Madeira Ilustrada' é sobre uma viagem de Andrew Pickens, apresentada pelo Professor Paulo Rodrigues, da Faculdade de Letras da Universidade da Madeira, sendo o prefácio do livro da sua autoria. Para além do discurso da Eurodeputada Sara Cerdas e do Presidente da Académica da Madeira, Ricardo Freitas Bonifácio, houve ainda uma actuação do grupo de fados FATUM, que interpretaram canções características do Fado de Coimbra.