Mundo

Ajuda humanitária entra nos territórios sírios afectados pelo sismo

Foto EPA/YONHAP
Foto EPA/YONHAP

Uma coluna humanitária da ONU dirige-se hoje para a fronteira de Bab al Hawa, que une a província síria de Idlib à Turquia, região afetada pelos sismos de segunda-feira, para entregar o primeiro carregamento destinado às áreas controladas pela oposição.

O noroeste da Síria, seriamente afetado pelos tremores de terra registados na segunda-feira, com epicentro na Turquia, é controlado pela oposição e pelos extremistas islâmicos em guerra com o regime de Damasco desde 2011.   

Segundo uma fonte fronteiriça, que pediu anonimato, prevê-se que a coluna das Nações Unidas, formada por seis veículos, entre no último reduto da oposição síria por volta das 12:00 (09:00 em Lisboa) para distribuir uma parte da ajuda que já estava destinada aos territórios sírios antes do terramoto. 

 O balanço dos abalos que atingiu na segunda-feira a Turquia e a Síria é já superior a 16 mil mortos, indicaram hoje autoridades e fontes médicas.

Pelo menos 12.873 pessoas morreram na Turquia e 3.162 na Síria, disseram as mesmas fontes, o que eleva a 16.035 o número total de vítimas mortais, enquanto prosseguem as operações, sob frio extremo, para tentar encontrar sobreviventes.

O sismo mais forte, de magnitude 7,8 na escala de Richter, atingiu o sudeste da Turquia e o norte da vizinha Síria. Foi seguido de várias réplicas, umas das quais de magnitude 7,5.