Mundo

Salários reais na Alemanha caem em 2022 pelo 3.º ano consecutivo

Foto AFP
Foto AFP

Os salários reais na Alemanha caíram em 2022 pelo terceiro ano consecutivo, 4,1% em relação a 2021, de acordo com os resultados preliminares do novo inquérito sobre rendimentos publicado pela agência federal de estatística alemã (Destatis).

A elevada inflação de 7,9% em 2022 no seu conjunto foi responsável pela maior perda de salários reais dos trabalhadores desde o início da série temporal em 2008, embora o aumento dos salários nominais de 3,4% numa base anual tenha sido o maior desde a mesma data.

Enquanto em 2020 foi uma maior aplicação do trabalho subsidiado a tempo reduzido (Kurzarbeit) que contribuiu para a evolução negativa dos salários nominais e reais, em 2021 e especialmente em 2022 foi a inflação elevada que consumiu o crescimento dos salários nominais.

Já no terceiro trimestre, a inflação persistentemente elevada na Alemanha traduziu-se novamente num declínio dos salários reais, de 5,7%, em termos homólogos, o quarto consecutivo e o maior desde o início da série em 2008.

Assim, o aumento do índice salarial nominal no terceiro trimestre de 2,3% em termos homólogos não pôde compensar a inflação de 8,4%.

Os dados relativos ao quarto trimestre de 2022 e os resultados finais para o ano serão publicados no início de março.