5 Sentidos

Academia do Fado de Coimbra na Madeira organiza tertúlia este sábado

Foto DR
Foto DR

A Academia do Fado, da Canção e da Guitarra de Coimbra, com a colaboração da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra da Madeira e do Hotel Dorisol Buganvília, promove a sua primeira Tertúlia no Arquipélago da Madeira, já este sábado, dia 11 de Fevereiro, naquele mesmo hotel, cumprindo o seu desígnio estatutário de promoção e divulgação do Fado de Coimbra e dos seus cultores.

Esta Tertúlia contará com a participação de três grupos de Fados de Coimbra da Ilha da Madeira, o FATUM, o Alma do Atlântico e o Grupo Madeirense de Fados de Coimbra, a que se juntam o Grupo da Academia do Fado de Coimbra.

Neste mesmo evento será homenageado o ilustre madeirense Edmundo Alberto de Bettencourt, cantor insigne do Fado de Coimbra e poeta destacado do Modernismo da Presença e do Surrealismo, considerado com toda a justiça uma das melhores vozes de sempre deste género musical, assinalando-se assim os 50 anos da sua morte, que teve lugar a 1 de Fevereiro de 1973.

Enaltecendo a sua faceta de poeta, serão recitados poemas de Edmundo Bettencourt, ao mesmo tempo que será realizada uma breve alocução sobre a sua vida e obra, destacando-se a sua importância até aos tempos modernos no Fado de Coimbra.

Esta Tertúlia encontra-se integrada num plano de eventos do mesmo tipo da Academia do Fado de Coimbra para o ano corrente, que terão lugar em Coimbra, Lisboa, Porto, Viseu, Braga, Faro e noutras cidades do País, dinamizando-se e motivando a participação dos cantores e instrumentistas locais, conjuntamente com aqueles que a Academia possa aportar em cada iniciativa.

As inscrições são obrigatórias e deverão ser realizadas através do seguinte contacto:

D. Dina: [email protected], ou por telefone  (966915501) das 9 às 18 horas, ou através do email: [email protected].