Madeira

Enfermeiros saem "sem respostas concretas" da reunião com SESARAM

Os enfermeiros reclamam o pagamento do 'subsídio de risco' da covid-19 referente ao ano 2021. 
Os enfermeiros reclamam o pagamento do 'subsídio de risco' da covid-19 referente ao ano 2021. , Foto: Arquivo/Aspress

Os representantes dos enfermeiros da Região saíram "sem respostas concretas" da reunião que mantiveram, durante toda a tarde, com o Conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

À saída do encontro, que durou quase quatro horas, Juan Carvalho assume que os responsáveis pela empresa pública de saúde comprometeram-se a estudar algumas das reivindicações da classe, nomeadamente a avaliação de desempenho e o pagamento do 'subsídio de risco' covid-19 referente ao ano 2021.

Sobre esses dois pontos, o presidente do  Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM) diz não abdicar das reivindicações já por várias vezes apresentadas à tutela, nomeadamente os 6 pontos no biénio 2021/2022. Juan Carvalho apontou, ainda, que a "falta de regulamentação" foi a razão apontada pelo SESARAM para, por exemplo, o não pagamento da majoração em dias de férias e em remuneração aos enfermeiros que estiveram envolvidos no combate à pandemia, profissionais que "estiveram em todos os cenários de resposta à covid", conforme salientou o sindicalista. 

Certezas mesmo só quanto aos concursos para os lugares de enfermeiro gestor, que o SESARAM apontou a previsão de abertura dos mesmos ao longo deste ano, ao invés de todos esses cargos serem ocupados por meio de nomeação. 

Novos enfermeiros devem entrar no SESARAM "o mais breve possível"

Outro assunto abordado no encontro entre o Sindicato dos Enfermeiros e os responsáveis pelo SESARAM foi a admissão de novos profissionais de enfermagem para os quadros da empresa pública de saúde. Os 80 enfermeiros seleccionados no âmbito do procedimento concursal deverão entrar ao serviço "o mais breve possível". Juan Carvalho diz ter sido este o compromisso assumido pela administração do SESARAM. Concorreram a uma destas vagas 183 enfermeiros. 

O presidente do sindicato referiu, ainda, que as remunerações variáveis e o pagamento de subsídios de parentalidade deverão ficar regularizados até ao final do mês de Fevereiro, de acordo com o compromisso assumido pelos responsáveis da empresa pública. 

Presentes na reunião estiveram quatro elementos do Sindicato dos Enfermeiros da Região, liderados por Juan Carvalho, e quatro elementos da administração do SESARAM, nomeadamente a sua presidente, Rafaela Fernandes, e o enfermeiro director, José Manuel Ornelas.